Amigo Solidário | Museu do Amanhã

Amigo Solidário

Destaques
Na região portuária, onde vivem cerca de 30 mil moradores, distribuídos pelos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo e os morros da Conceição, Pinto, Livramento e o Morro da Providência, os impactos da pandemia do coronavírus têm sido profundos, mas, desde o início da quarentena, grupos de moradores e associações locais têm trabalhado arduamente para ajudar as famílias em maior vulnerabilidade. Algumas famílias que trabalhavam como autônomas e perderam sua renda durante a crise também passaram a necessitar de auxílio. Por isso, toda ajuda nesse momento é fundamental e salvará vidas.

O Museu do Amanhã, através do seu Programa de Vizinhos, que estabelece uma relação de troca de saberes com os moradores da região, tem acompanhado de perto essas ações e decidiu apoiá-las por meio do Noz - Amigos do Museu do Amanhã,  um dos seus programas de relacionamento com a sociedade. O programa criou a campanha Seja Amigo de Nossos Vizinhos e lança duas novas categorias, a do Amigo Social e a de Doação Livre, com o objetivo de arrecadar fundos que serão utilizados na compra de cestas básicas. As cestas vão ser distribuídas pelas próprias organizações sociais e grupos locais que já estão mobilizados para distribuição das mesmas para os moradores. Nessa região da cidade, além da vulnerabilidade de muitas famílias nos morros, há também muitos moradores vivendo de forma precária em ocupações.

A campanha funcionará por meio de doações de pessoas físicas ou jurídicas. Quem doar 120 reais poderá aderir ao Programa Amigos do Amanhã, passando a contar com o benefício da entrada gratuita e prioritária durante um ano, a partir da reabertura do museu ao público. A categoria Doação Livre está aberta a todos que quiserem colaborar a partir da quantia de 20 reais, inclusive para quem já é Amigo do Museu. As doações serão feitas através da plataforma Benfeitoria. Todo o dinheiro arrecadado será empregado nas ações das comunidades.

Reconhecendo a região e seus moradores como propulsores de transformações profundas e portadores de uma cultura popular e sofisticada, o Museu do Amanhã mobiliza sua rede de parceiros e o público para apoiar as organizações locais - a maioria delas formada por moradores da região - que estão diretamente em contato com os moradores locais com todo o apoio para que atravessem esse momento de crise da melhor maneira.

Toda ajuda será muito bem-vinda. Precisamos nos unir para apoiar quem nos apoia. Sem os nossos vizinhos não seríamos o museu que somos.

Conheça abaixo algumas das organizações locais, seu campo de atuação e suas iniciativas, que vão receber a sua doação e distribuir em diferentes partes da região: