Mulheres do Amanhã | Museu do Amanhã

qui 10h-15h30
sex 11h-17h
sab 10h30-17h

As mulheres, certamente, realizaram conquistas incríveis ao longo da história. Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar um Nobel e também a primeira pessoa a receber o prêmio duas vezes. Mae Jemison foi a primeira mulher negra a ir ao espaço, em 1992. Nise da Silveira revolucionou o tratamento de doenças psiquiátricas no Brasil na primeira metade do século 20 - e nas últimas eleições, Roraima elegeu Joênia Batista de Carvalho, primeira mulher indígena a ter um assento na Câmara dos Deputados.

Conquistas como estas não vieram sem grande esforço: mulheres somam apenas 15% do Congresso Nacional, Nise da Silveira foi a única mulher a se formar em uma turma de 157 homens. Quando Mae Jemison nasceu, nos anos 1950, a NASA não permitia mulheres em programas espaciais. E até hoje, apenas 50 mulheres ganharam o prêmio Nobel - face a mais de 850 homens.

Deve-se celebrar os avanços, mas é preciso reconhecer  que existe uma desigualdade de oportunidades histórica entre homens e mulheres e entre brancos e negros, indígenas e outras etnias. É preciso também se reconhecer os direitos das mulheres para que continuem avançando e contribuindo para a humanidade. O direito delas ao conhecimento e à ciência, à representatividade e à voz política, ao reconhecimento de seu trabalho e a uma vida plena são apenas alguns dos muitos campos em que ainda há muito o que se fazer.

Nesta Semana da Mulher, o Museu do Amanhã, em parceria com o British Council, traz convidadas para debater sobre o quanto é preciso avançar e quão longe as mulheres já foram. E queremos reforçar o direito das mulheres, de todas as idades, de ser, estar e ir aonde elas quiserem.

Elas merecem!

12 DE MARÇO
(terça-feira)

11h - Converse com uma cientista | Terreiro de Curiosidades (Confira mais informações aqui)
Em uma conversa informal, visitantes poderão conversar com pesquisadoras de várias áreas das ciências sobre o que tiverem vontade de perguntar a elas.

14h - Converse com uma cientista | Terreiro de Curiosidades (Confira mais informações aqui)

16h - Keynote | Policy Dialogue​ | Auditório (Confira mais informações e realize sua inscrição aqui)

Mulheres na Ciência: Conquistando espaços e inspirando transformação
Representatividade de mulheres cientistas importa. Principalmente na internet. Nesta mesa-redonda, as convidadas conversam sobre este e outros temas na relação entre gênero e ciência.

13 DE MARÇO (quarta-feira)

18h30 - Ciência às Seis e Meia | Observatório do Amanhã (Confira mais informações e realize sua inscrição aqui)

Sem mulheres, a ciência fica pela metade
O tradicional encontro mensal, realizado pela SBPC em parceria com o Museu do Amanhã, coloca em pauta a participação de mulheres jovens e meninas na ciência. Como atrair novas gerações de mulheres para áreas da ciência e tecnologia?

14 DE MARÇO (quinta-feira)

10h às 15h30 - Dia para Marielle Franco | Terreiro de Curiosidades e Átrio (Confira mais informações aqui)

O que aprendemos com a morte de Marielle? Como ressignificar a tragédia? Atividades, conversas e práticas educativas abordam o tema no Museu do Amanhã.

15 DE MARÇO (sexta-feira)

11h - Oficina com Mãe Celina de Xangô | Terreiro de Curiosidades (Confira mais informações e realize sua inscrição aqui)

Equilíbrio da Mente
Existir em meio a tantas exigências da vida moderna, com tantas demandas exigindo tempo e atenção, não é tarefa simples. Fazer parte de alguma minoria - social, étnica ou cultural - é, então, ainda mais difícil: exige resistência a uma rotina quase enlouquecedora. Encontrar o equilíbrio da mente, neste contexto, é imperativo para uma vida saudável e feliz.

15h - Mulheres no Esporte | Observatório do Amanhã  (Confira mais informações e realize sua inscrição aqui)

Como parte da programação da Semana da Mulher, o Programa Amigos do Amanhã - NOZ em parceria com a Livraria da Travessa preparou um debate sobre Mulheres no Esporte. A mesa contará com a presença de Daniela Alfonsi, diretora técnica do Museu do Futebol de São Paulo e de Jackie Silva, ex-jogadora e pioneira no vôlei de praia feminino. A mediação será de Livia Magalhães, professora do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

16 DE MARÇO (sábado)

10h30 - Clube de Leitura do Museu do Amanhã: O feminismo é para todo mundo | Observatório do Amanhã (Confira mais informações e realize sua inscrição aqui)

No mês em que se comemora o Dia da Mulher, o Clube de Leitura do Museu do Amanhã irá debater o livro O feminismo é para todo mundo, de bell hooks, pseudônimo de Gloria Jean Watkins. Além de ser uma das mais importantes feministas negras da atualidade, a autora também é considerada uma das principais intelectuais norte-americanas. Na obra, ela apresenta com clareza a natureza do feminismo e o seu compromisso contra o sexismo e contra qualquer forma de opressão.

11h - Converse com uma Cientista | Terreiro de Curiosidades (Confira mais informações aqui)

15h - Sessão pipoca com comentário | Observatório do Amanhã (Confira mais informações e realize sua inscrição aqui)

She’s beautiful when she’s angry
(EUA, 2014, legendado, 1h32min, classificação: 16 anos)

Ela fica linda quando está com raiva (tradução livre) é um documentário de 2014 dirigido por Mary Dore e traz a história de algumas mulheres que lideraram o movimento feminista nos Estados Unidos durante os anos 1960 e 1970.