O Amanhã é aqui e o agora é das mulheres | Museu do Amanhã

O Amanhã é aqui e o agora é das mulheres

Destaques
O Amanhã é aqui e o agora é das mulheres
Início: 
terça-feira, 06 de março de 2018
Término: 
sábado, 10 de março de 2018

“Tecer a teia e não ficar presa nela, criar o mundo, criar sua própria vida, governar seu destino, dar nome a sua avó assim como ao seu pai, desenhar redes e não apenas linhas retas, ser alguém que faz, não só alguém que limpa, poder cantar e não ser silenciada, tirar o véu e aparecer: é tudo isso que eu penduro no meu varal.” (Rebecca Solnit) 

Convivência e sustentabilidade são dois pilares fundamentais para o Museu do Amanhã. Conviver e sustentar. Quando pensamos nas mulheres do nosso país, percebemos que elas, inevitavelmente, convivem com estruturas patriarcais que produzem desigualdade e violência; ao mesmo tempo em que sustentam formas de luta e combate que se reinventam todo o tempo. Se seus corpos, suas palavras e seus gestos são constantemente oprimidos pelo machismo, são exatamente estes corpos, palavras e gestos que dão vazão para a conquista de direitos, de espaço e de reconhecimento. 

A Semana O Amanhã é aqui e o agora é das mulheres 
acontecerá aqui no Museu do Amanhã, do dia 6 ao dia 10 de março e marca as lutas históricas das mulheres há mais de um século. A Semana tem por objetivo reunir mulheres notáveis a fim de debater temáticas relacionadas à violência de gênero, educação e mercado de trabalho na vida das mulheres, raça, classe e gênero na ciência e muitos outros temas que atravessam os lugares sociais das mulheres na sociedade contemporânea.

É importante destacar que a Semana pretende incluir todas as mulheres esquecidas pela história. E que a categoria “mulher” é bastante complexa e diversa. Se “ninguém nasce mulher, torna-se mulher” como afirma Simone de Beauvoir - e existem vários fatores que constroem essa identidade, que é múltipla e rica. Por isso, questões relacionadas à transexualidade, raça, classe e acessibilidade estão entre os temas fundamentais dos nossos encontros.

Confira a programação da semana:

SEMANA DAS MULHERES | O AMANHÃ É AQUI E O AGORA É DAS MULHERES

6 de março, terça-feira

Violência de gênero em suas diversas nuances (confira mais informações aqui)

14h30: Roda de conversa “Violência de gênero em suas diversas nuances” 
Átrio do Museu do Amanhã

Movimento Político Internacional Women Wage Peace (inscreva-se e confira mais informações aqui)

18h00: Roda de conversa sobre a Resolução 1325 da ONU
Observatório do Amanhã

8 de março, quinta-feira

15h00: Gênero, educação e mercado de trabalho (inscreva-se e confira mais informações aqui)
Auditório do Museu do Amanhã

9 de março, sexta-feira

15h00: Mulher e divulgação científica (inscreva-se e confira mais informações aqui)
Observatório do Amanhã

10 de março, sábado

11h00: Converse com uma cientista (confira mais informações aqui)
Terreiro de Curiosidades

14h30: Lugar de mulher é... (inscreva-se e confira mais informações aqui
Auditório do Museu do Amanhã


* Esta programação conta com interpretação em Libras

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.