Mostra Residência Cidade Floresta | Museu do Amanhã

Semana do Meio Ambiente :: Mostra Residência Cidade Floresta

sábado, 04 de junho de 2022
sábado, 11 de junho de 2022
Espaço expositivo do LAA (Museu do Amanhã)
sab - dom 10h-18h
Espaço expositivo do LAA (Museu do Amanhã)
ter - sab 10h-18h
Todas as atividades do LAA são patrocinadas pelo Santander.

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, o Laboratório de Atividades do Amanhã realiza uma exibição dos trabalhos produzidos durante a Residência Cidade Floresta, projeto em parceria com o Goethe Institut no Rio de Janeiro, Swissnex no Brasil e Pro Helvetia América do Sul.

A primeira edição da residência promove uma experiência imersiva no espaço urbano para criação e experimentação artística em interlocução com a ciência. Os seis participantes, entre artistas e cientistas do Brasil, Suíça e Alemanha têm a oportunidade de trabalhar lado a lado, ampliando seus campos de visão e atuando além das práticas e protocolos de seus laboratórios e ateliês. O projeto tem como ponto de partida os conhecimentos sobre os ecossistemas das florestas, o modo de viver de árvores, fungos e redes que os conectam e busca estimular a inspiração sobre novas formas de organizar fluxos e encontros e mediar conflitos nas cidades. A ideia é repensar nossos modos de construir, fazer e gerenciar a vida urbana.

A mostra, realizada entre 4 e 11 de junho, das 10h às 18h (última entrada às 17h), no espaço expositivo do LAA (Museu do Amanhã), possibilita uma imersão nos processos de criação dos residentes através de fotos, vídeos, elementos e protótipos dos trabalhos desenvolvidos.

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade