Debate | Água para todos? A crise hídrica no Rio de Janeiro | Museu do Amanhã

Debate | Água para todos? A crise hídrica no Rio de Janeiro

Observatório do Amanhã
Início: 
quarta, 19 de fevereiro de 2020 16:00
Término: 
quarta, 19 de fevereiro de 2020 18:00

O Observatório do Amanhã é apresentado pela Shell.

O Rio de Janeiro vivencia uma das maiores crises hídricas de sua história, que tem comprometido o fornecimento de água para a população há mais de 40 dias, afetando a capital e outros municípios.  Quais são as razões desse problema? O que é possível fazer em curto, médio e longo prazo? Quais são os riscos e consequências para a saúde da população?  

Para debater essas questões, o Museu do Amanhã vai promover um seminário com a presença de Maurício Ruiz, presidente regional da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Anamma RJ) e secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda,  Márcia Dezotti, professora do Programa de Engenharia Química da COPPE-UFRJ, e Paulo Canedo, professor do Programa de Engenharia Civil da COPPE-UFRJ. O evento será no próximo dia 19 de fevereiro, das 16h às 18h

  • Inscreva-se gratuitamente ao final dessa página.

 

 

 Palestrantes 

Márcia Dezotti - Graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1989), doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e pós-doutorado na North Carolina State University. Atualmente, é professora titular no Programa de Engenharia Química da COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com ênfase em Engenharia Química, atua principalmente nos seguintes temas: tratamento de efluentes, processos biológicos avançados para tratamento de efluentes, oxidação avançada, efluentes industriais e recalcitrantes, reuso de efluentes, remoção de micropoluentes (fármacos e hormônios), toxicidade e atividade estrogênica.

Paulo Canedo - Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e doutorado na Lancaster University (1979). Atualmente, é professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, consultor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e consultor internacional do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial). Especialista na área de Engenharia Civil, com ênfase em hidrologia, atua principalmente nos seguintes temas: hidráulica, cheias, gestão de bacias, gestão integrada de recursos hídricos e planejamento de bacias.

Maurício Ruiz - Ambientalista e técnico em Agronomia com 20 anos de atuação no terceiro setor. Atualmente, é secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda e Presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (ANAMMA-RJ). Tem atuação no trabalho de restauração da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, liderando projetos responsáveis por mais de 3 milhões de árvores nativas plantadas e apoiado a criação de diversas unidades de conservação. Além disso, é autor do livro "Pagamento por serviços ambientais - da teoria à prática", que trata sobre a infraestrutura verde na Bacia do Rio Guandu. Especialista na área de gestão de projetos e captação de recursos. 

O Seminário Água para todos? A crise hídrica no Rio de Janeiro está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.