Seminário Entre Museus Acessíveis | Museu do Amanhã

Seminário Entre Museus Acessíveis

Educativo
Início: 
sábado, 03 de dezembro de 2022
Término: 
sábado, 03 de dezembro de 2022
Esta atividade é patrocinada pela Fondation Engie.

Durante 2022, o projeto Entre Museus Acessíveis ofereceu uma série de experiências e visitações realizadas no Museu do Amanhã, no Museu da República e no percurso entre eles, com o objetivo de fortalecer o respeito às diferentes formas de vida e existência, compreendendo-as como presenças políticas necessárias. Para conhecer e celebrar esses encontros, temos a alegria de convidar todes, em parceria com o Museu da República, para o Seminário Entre Museus Acessíveis, no dia 3 de dezembro, sábado, a partir das 9h, no Museu do Amanhã.

Inscreva-se gratuitamente

O evento contará com conversas com educadores, participantes do projeto e membros da Comissão Entre Museus Acessíveis. Neste dia, também lançaremos a publicação Entre Museus Acessíveis - Narrativas da diferença e experimentações compartilhadas, histórias contadas por educadores, participantes e membros da Comissão Entre Museus Acessíveis. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
 

9h: CREDENCIAMENTO

9h - 10h: COFFEE 

10h - 10h20: ABERTURA

- Bruna Baffa (diretora-geral do Museu do Amanhã) + Mário Chagas (diretor do Museu da República) + Camila Oliveira (gerente de Educação do Museu do Amanhã)

10h25 - 11h30: MESA 1 - Lugares de direito: pessoas com deficiência pelo mundo

  • Bruno Baptista, educador Museu do Amanhã, pedagogo e ativista PCD surdo;
     
  • Camila Alves, psicóloga, usuária de cão-guia, consultora em Acessibilidade e ativista PCD cega. É membro da Comissão Entre Museus Acessíveis;
     
  • Leonardo Oliveira, educador, pesquisador do Museu da Vida, ativista PCD cego. É membro da Comissão Entre Museus Acessíveis.
     

Mediação: Hilda Gomes, bióloga e educadora do Museu da Vida. Mestra em Educação/UFF e membro da Comissão Entre Museus Acessíveis. 

12h - 13h15: MESA 2 - Nos museus e na rua: o projeto Entre Museus Acessíveis e suas interações

  • Álvaro Souza, coordenador da ONG Pedala Junto e ativista PCD cego. 
     
  • Duda Emerick, bióloga e educadora do Museu do Amanhã. É ativista PCD cega.
     
  • Diego Xavier, historiador e educador do Museu do Amanhã.
     
  • Isabel Portella, curadora da Galeria do Lago do Museu da República, ativista PCD - membra da Comissão Entre Museus Acessíveis;  
     
  • Liz Martins, historiadore e educadore do Museu do Amanhã.
     
  • Paula Scofano, historiadora e educadora do Museu do Amanhã;
     
  • Rafaela Vale, pedagoga e ativista PCD surda - membro da Comissão Entre Museus Acessíveis.
     

Mediação: Márcia Moraes (doutora em Psicologia pela PUC/SP. É professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense e membro da Comissão Entre Museus Acessíveis)

13h15: ENCERRAMENTO

 

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

 

 ​

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.