Seminário Meninas de 10 anos - Emergências Climáticas | Museu do Amanhã

Seminário Meninas de 10 anos - Emergências Climáticas

Destaques
Início: 
sábado, 27 de novembro de 2021
Término: 
sábado, 27 de novembro de 2021
Local:
Sala Virtual
Horário:
sab 10h30-16h30

Esta atividade é patrocinada pela Engie

No dia 27 de novembro, a partir das 10h30, apresentamos o Seminário: Meninas de 10 anos - Emergências Climáticas, em celebração ao encerramento da 4º edição do projeto. O encontro será transmitido ao vivo no YouTube do Museu do Amanhã

  • Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative o sino de notificação para não perder nossa programação on-line

Ao longo do dia, três mesas de debate serão realizadas, e contarão com a presença de algumas das formadoras, tutoras e meninas participantes no projeto. Vamos compartilhar o processo, as aprendizagens e experiências suscitadas ao longo da edição, bem como fomentar o debate sobre as emergências climáticas entre diferentes gerações.

O programa Meninas de 10 Anos, patrocinado pela Engie, contemplou 30 meninas – com idades entre 10 e 16 anos, de diferentes recortes territoriais e econômicos da cidade do Rio de Janeiro – em prol da valorização da equidade de gênero na ciência, bem como no reconhecimento de seu papel fundamental no desenvolvimento e promoção de ações ambientais eficazes para as próximas décadas, tendo como referência a Agenda 2030 da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Deste modo, ao longo de 5 meses, as meninas participantes foram apresentadas a um time potente de professoras, cientistas, pesquisadoras e especialistas na temática e em áreas correlatas, além de terem tido a oportunidade de melhor compreender e reconhecer o fenômeno das mudanças climáticas em seus respectivos cotidianos e também globalmente falando – conseguindo assim identificar suas causas, consequências, impactos e desdobramentos. Além é claro, de terem conseguido fomentar autonomamente uma rede de meninas comprometidas com a mudança que elas desejam e o planeta merece.
 

PROGRAMAÇÃO

10h30 - 11h30: A década dos oceanos e as mudanças climáticas na formação das meninas
Debatedoras: Mercedes Bustamante e Leandra Gonçalves
Mediadora: Alice Azevedo
 
13h30 - 14h30: Florestas, oceano e universo para meninas de 10 anos
Debatedoras: Ale Pacini, Lilian Sasso e Priscila Lange.
Mediadora: Estefane Galvao
 
15h - 16h: Como será o Amanhã - na perspectiva das meninas de 10 anos
Debatedoras: Meninas participantes no projeto
Mediadora: Juliana Janot


A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos 
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
 

  

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.