Seminário | Pratodomundo | Museu do Amanhã

Seminário | Pratodomundo

Observatório do Amanhã
Início: 
terça-feira, 10 de setembro de 2019
Término: 
terça-feira, 10 de setembro de 2019
Local:
Auditório
Horário:
ter 14h-18h

A exposição “Pratodomundo – Comida para 10 Bilhões”, que já recebeu mais de 150 mil visitantes desde a sua abertura, em abril, tenta responder como iremos alimentar as 10 bilhões de pessoas que viverão no mundo nos próximos anos, com qualidade nutricional, sustentabilidade e distribuição de alimentos igualitária. Não há uma única resposta e é preciso pensar num equilíbrio de soluções.  

Em busca de alternativas propositivas que possam contribuir para a segurança alimentar da população global, o Museu do Amanhã promove o seminário “Pratodomundo”, que será realizado no dia 10 de setembro, das 14h às 18h, no auditório. Especialistas do Brasil e do exterior vão apresentar ao público iniciativas atuais que ajudam a moldar o futuro que queremos, baseado nos pilares éticos do Museu do Amanhã: sustentabilidade e convivência.

O Seminário Pratodomundo tem o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos.

Programação


14h: Abertura com o Coral “Uma só voz”, cantando Refazenda, de Gilberto Gil, e Comida, dos Titãs
14h15: Boas-vindas do Museu do Amanhã


Mesa 1 – Novas Fronteiras Agrícolas

Convidados:

Ana Santos -  do Centro de Educação Multicultural, organização do Rio de Janeiro que trabalha com agricultura urbana no Complexo da Penha. A organização aposta na prática de cultivar alimentos agroecológicos em confluência com a cultura e arte popular como maneira de resistir na cidade.


Marco de Boer – ReNature (Holanda)

ReNature é uma organização fundada pelo brasileiro Felipe Villela e pelo holandês Marco de Boer promove o uso de práticas agrícolas sustentáveis chamadas de “sistemas agroflorestais”, caracterizados pelo uso de múltiplas árvores, arbustos, sementes e até animais, se complementando para um maior rendimento e equilíbrio natural do ecossistema.

Alex Alves –  Centro de Desenvolvimento em aquicultura e pesca/Cedap (Santa Catarina)
Cedap auxilia os aquicultores catarinenses, os gestores públicos e a cadeia produtiva no Estado a desenvolver tecnologias, políticas e infraestruturas que sejam sustentáveis e compatíveis com o perfil geográfico de Santa Catarina.

Mesa 2 – Tecnologias


Convidados:
Ulisses Mello –  diretor de pesquisa da IBM (Brasil)
Ulisses apresentará o projeto “5 em 5”, que foca no desenvolvimento de cinco inovações científicas com potencial de melhorar a produção, distribuição e consumo de alimentos.

Julio Carlyle – pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasil)
Julio apontará como a biotecnologia poderá ajudar futuramente na produção de alimentos e no combate a vulnerabilidades em relação às mudanças climáticas.

Marcelo Doin – Fundador da NoMoo, foodtech brasileira que produz alimentos convencionais como queijos, iogurtes e requeijão substituindo insumos de origem animal por fontes vegetais.


Mesa 3 – Saúde e Sociedade


Convidados:

Karine Santos - diretora de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), organismo do Ministério da Educação responsável pela merenda escolar no país.


Lucio Silva – diretor de Sustentabilidade do Carrefour (Brasil)
Lucio é Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, maior rede de varejo alimentar do país, após 12 anos liderando as áreas de Comunicação e Sustentabilidade do Atacadão, uma das empresas do grupo.

Gustavo Porpino - Secretaria de Inovação da Embrapa
Liderou projeto nos Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil sobre desperdício de alimentos e é autor de estudos científicos na área de comportamento do consumidor, com ênfase em consumo e desperdício de alimentos. É analista da Embrapa desde 2006 e atuou no Comitê Técnico sobre perdas e desperdício de alimentos coordenado pelo antigo Ministério do Desenvolvimento Social

Casé Oliveira - Bugs Cook  
Graduado em Ciências Biológicas, é fundador da ASBRACI (Associação Brasileira dos Criadores de Insetos) e possui pesquisas na área de insetos comestíveis para alimentação humana.

*Sujeita à alteração

A exposição Pratodomundo é uma realização do Museu do Amanhã, sob a gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Tem patrocínio do Carrefour e apoio da IBM, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio de Comida Invisível e Isla Sementes e parceiros de conteúdo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Embrapa e Agência France Presse.

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.