A Vida no Futuro | Museu do Amanhã

Simpósio Global: Inteligência Artificial e Inclusão – a Vida no Futuro

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Mapa mundi com vários pontos verdes e azuis conectados por linhas
quinta, 09 de novembro de 2017
quinta, 09 de novembro de 2017
Auditório do Museu do Amanhã
qui 18h-20h

Como a Inteligência Artificial pode nos ajudar a construir um amanhã melhor? No dia 9 de novembro, das 18h às 20h, realizaremos o ciclo de palestras “A Vida no Futuro”, aqui no auditório do Museu do Amanhã. O evento é parte do Simpósio Global sobre Inteligência Artificial e Inclusão que acontece de 8 a 10 de novembro. O objetivo é mapear as oportunidades e desafios da inteligência artificial à medida em que buscamos construir um mundo melhor, mais inclusivo e diversificado.

O simpósio receberá pesquisadores de mais de 40 países para abordar os efeitos das tecnologias baseadas em inteligência artificial. A organização é realizada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Berkman Klein Center para Internet e Sociedade da Universidade de Harvard e Museu do Amanhã em nome da Network of Centers (NoC), com apoio do Fundo de Ética e Governança da Inteligência Artificial, International Development Research Centre (IDRC) e Open Society Foundations (OSF).

09/11 | 18h às 20h
Auditório do Museu do Amanhã

Reimaginando o amanhã
Marcela Sabino, Laboratório de Atividades do Amanhã

O amanhã não é uma data no calendário, nem um destino inescapável. O amanhã é construído, feito a partir de hoje, agora. As escolhas que fazemos diariamente nos levam a uma série de amanhãs possíveis. Como vamos viver uns com os outros e com o planeta? Como a tecnologia, particularmente a inteligência artificial, integra a construção de um futuro desejável? A palestra irá explorar essas questões.

Princípios da Inteligência artificial
Rogério Abreu de Paula, IBM

A inteligência artificial já está entre nós. A sociedade é cada vez mais mediada e afetada por essa tecnologia, só que ao invés de uma realidade povoada por robôs ou ciborgues, a inteligência artificial que transforma nossas vidas é muitas vezes invisível. Esta apresentação tem como objetivo aprofundar a análise sobre os efeitos da inteligência artificial que muitas vezes passam despercebidos.

Inteligência artificial e criatividade
Mimi Onuoha, artista

A criatividade continua sendo uma faculdade exclusivamente humana? A inteligência artificial já ajuda artistas, cientistas e diferentes profissionais a criar, produzindo ou reproduzindo subjetividades. A tecnologia é hoje também criadora, em alguns casos sem qualquer tipo de intervenção humana. O que isso pode significar para nós? Essa palestra buscará respostas provisórias a isso.

Desafios e oportunidades da inteligência artificial
Ronaldo Lemos, ITS Rio

Os próximos desafios e oportunidades da inteligência artificial serão críticos para a construção de um amanhã mais justo e inclusivo. Evitar regulações danosas e potencializar os impactos positivos da tecnologia começa com debates aprofundados sobre seus riscos e benefícios. Nessa fala de encerramento, vamos apontar para o futuro da inteligência artificial no mundo e no Brasil.

Juventude e inteligência artificial
Sandra Cortesi, Berkman Klein Center da Universidade de Harvard

As tecnologias digitais transformaram radicalmente a vida diária e as rotinas de crianças e jovens. Essa transformação só se intensificará com o desenvolvimento acelerado e surgimento de tecnologias baseadas em inteligência artificial. Cada vez mais, a inteligência artificial molda o que os jovens veem, com quem eles se envolvem ou como aprendem. Como implementar políticas e proteções adequadas para garantir que as novas tecnologias promovam inclusão, diversidade, bem-estar, participação cívica, pensamento crítico, e expressão criativa? Esta fala tentará mapear algumas possibilidades.

As palestras ministradas em inglês contarão com tradução simultânea.