O que é o Dia da Sobrecarga da Terra? | Museu do Amanhã

O que é o Dia da Sobrecarga da Terra?

Destaques

O conceito Sobrecarga da Terra (Overshoot Day, em inglês) foi originalmente desenvolvido pelo instituto independente britânico de pesquisas New Economics Foundation, uma organização parceira da Global Footprint Network. De acordo com os cálculos da Global Footprint Network, nossa demanda por recursos ecológicos renováveis e os serviços que eles fornecem é atualmente equivalente a mais do que 1,5 Terras. Os dados nos mostram que estamos no caminho de atingir uma demanda de recursos equivalentes a dois planetas bem antes da metade do século.

Desde 2001, o dia de Sobrecarga da Terra vem sendo antecipado, em média, três dias a cada ano. A metodologia está em constante evolução. As projeções continuarão a mudar. Entretanto, todos os modelos científicos demonstram um padrão consistente: avançamos para além do nosso "orçamento" desde a década de 1970. Nossa dívida está se multiplicando. É uma dívida ecológica, e estamos pagando juros altíssimos. Escassez de alimentos, erosão do solo, acúmulo de CO2 na nossa atmosfera – toda essa dinâmica traz custos humanos e monetários devastadores.

O que está em jogo não é a vida do planeta. E sim, a própria perpetuação raça humana, passageira dessa nave há apenas 200 mil anos - a vida unicelular surgiu há 3,7 bilhões. O trilhar rumo a uma economia de baixo carbono é um ato para evitar os riscos de que sejamos vítimas da grande sexta extinção em massa - uma extinção dramaticamente provocada por nós mesmos. Mas ainda há tempo de evitar as consequências mais trágicas.

Neste website, você terá acesso a artigos de especialistas, informações sobre os impactos da "era dos humanos" no planeta e infográficos. O Museu do Amanhã, um lugar de perguntas, reflexões, e jamais respostas prontas, espera contribuir para essa necessária discussão. Fique de olho na programação especial. Acompanhe, participe, compartilhe.

Acesse a página especial do Dia da Sobrecarga da Terra 2016.

E o Brasil nessa história?

Contamos com alguns atributos que jogam a nosso favor quando o assunto é Sobrecarga da Terra. Possuímos uma das maiores áreas florestadas do mundo. Desde que a ONU começou a coletar dados sobre o assunto, em 1961, a capacidade total dos ecossistemas naturais brasileiros em se renovar aumentou 5,8%.

Mas infelizmente não carregamos apenas boas notícias. Nos últimos 50 anos, os recursos florestais diminuíram 9%, enquanto os recursos de terras cultiváveis foram multiplicados por 5,5, e as pastagens mais do que dobraram. Em consumo, de acordo com os últimos dados disponíveis (2012), Pegada Ecológica total do Brasil aumentou 249%.

Os ecossistemas brasileiros passaram a ter que apoiar mais pessoas com padrões médios de consumo e com maior expectativa de vida. Isso significou a queda de 59,9% da biocapacidade por pessoa. 2). A pegada ecológica brasileira é de 3,1 hectares globais por pessoa, em linha com Argentina, México e Uruguai e ligeiramente abaixo da China (3,4 ha).

Ir para a página inicial do Dia da Sobrecarga da Terra 2016

Background Image: 
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.