Virada sustentável | Museu do Amanhã

domingo, 20 de outubro de 2019 01:00
Exposição Pratodomundo e Observatório do Amanhã
dom 14h-18h

Está chegando o maior festival de sustentabilidade do Brasil, e o Museu do Amanhã não ia ficar de fora dessa! No dia 20 de outubro, domingo, nosso Gerente de Conteúdo e Curador da exposição temporária Pratodomundo, Leonardo Menezes, conduzirá visitas mediadas à mostra, uma às 14h e outra às 15h. Às 16h, serão exibidos dois filmes - Somos água e Flux - no Observatório do Amanhã. Após a sessão, teremos uma Roda de Conversa com Patricia Furtado de Mendonça, fundadora da Acqua Mater, e Nathalia Favaro, idealizadora do Flux Project.

O objetivo deste evento é sensibilizar os participantes para a conexão existente entre todas as águas e a desconexão que temos da natureza que integramos e que somos. A vida nos centros urbanos nos habitua a olhar para a natureza como algo que está fora de nós. É essa desconexão que tem levado a Humanidade a não amar e a não cuidar de suas águas e florestas, a não compreender que o futuro do planeta também depende de cada um de nós.

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade e organiza o maior festival do tema do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. A Virada Sustentável no Rio de Janeiro acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro de 2019. Confira mais informações e a programação completa aqui.

PALESTRANTES

Patricia Furtado de Mendonça - Após atuar por cerca de 20 anos na interface entre ARTES – EDUCAÇÃO – SUSTENTABILIDADE em ambientes artísticos, acadêmicos, empresariais, governamentais e do terceiro setor, Patricia funda, em 2017, a ACQUA MATER. Por meio dos vários projetos transdisciplinares que promove, estimula a construção de uma nova cultura da água. Sua formação em “Artes, Música e Espetáculo”, pela Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Bolonha (Itália), lhe deu a oportunidade de aprofundar suas pesquisas teórico-práticas sobre nossas Memórias Marinhas e sobre as Memórias das Água, após praticar “dança subaquática em apneia” como veículo artístico, de autoconhecimento e de (re)conexão com a natureza. Hoje, além de coordenar as ações promovidas pela Acqua Mater e de pesquisar e escrever sobre a Água, colabora com instituições parceiras como palestrante, consultora, facilitadora de vivências e performer subaquática.

Nathalia Favaro - Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em 2006, pela Universidad de Buenos Aires em 2004 e possui Pós-graduação em Design pelo Senac em 2012. Desde 2014 trabalha também com cerâmica sob orientação da artista Kimi Nii. Entre suas exposições, destaca-se a individual: "O Gesto e o Vazio" no Solo Sagrado de Guarapiranga, São Paulo, Brasil, e as coletivas: "La naturaleza de las cosas - Humboldt Idas y Venidas" - Museu de Arte de La Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá, Colômbia, 2019. "Como falar com as árvores", na Galeria Z42, Rio de Janeiro, Brasil e "Abraço Coletivo", no Ateliê 397, São Paulo, Brasil, 2019. Foi artista residente no EKWC - European Ceramic Workcentre na Holanda, em 2017, no Gaya Ceramics em Bali, Indonésia e Labverde, Brasil em 2018 e recentemente no Arteles Creative Center em Helsinki, na Finlândia.