Encontro de Gestão de Dados Científicos | Museu do Amanhã

Encontro Latino-Americano e Caribenho de Gestão de Dados Científicos

Pessoa com jaleco de cientista de costa em um laboratório

A ciência tem produzido uma quantidade cada vez maior de dados que são utilizados em vários estudos e pesquisas. Qual a melhor forma de gerir tanta informação? Como integrar esses dados?

O evento será todo em inglês e sua inscrição é gratuita. É possível submeter trabalhos para apresentação até o dia 26 de janeiro no site do Latin America and the Caribbean Scientific Data Management Workshop

Um dos principais desafios é criar sistemas estruturados e confiáveis para gestão destes materiais, possibilitando ao pesquisador encontrar o que procura e garantindo a fidedignidade da informação.

Este é o tema central do Latin America and the Caribbean Scientific Data Management Workshop (Encontro Latino-Americano e Caribenho de Gestão de Dados Científicos) que acontece no dia 17 de abril e 18 de abril, na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro.

O Encontro abordará temas como:

• Novas tendências e perspectivas futuras para projetos de dados científicos
  • Iniciativas globais de dados científicos
  • Abrir dados e abrir tendências e experiências científicas
  • Contexto e experiências de dados científicos da América Latina e do Caribe
  • Integração e constituição de plataformas compartilhadas para gerenciamento de dados de pesquisa
  • Vantagens e processo de acreditação de repositórios de dados científicos
  • Financiamento, treinamento e infraestrutura para serviços de dados científicos

Este evento é promovido pelo Museu do Amanhã em parceria com diversos organismos científicos como a Academia Brasileira de Ciência e o World Data System - um braço do Conselho Internacional de Ciências (ICSU) para acreditação de sistemas de dados científicos -, entre várias outras instituições.