Cheiro de terra molhada, canto de pássaros, sons da mata e imagens da floresta amazônica e de seus habitantes chegam ao Rio de Janeiro para proporcionar um passeio pela maior floresta tropical do mundo, na exposição “Presenças na Amazônia: um diário visual de Bob Wolfenson”, no foyer do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A mostra fotográfica e multissensorial propõe uma vivência sensível da floresta a partir do olhar artístico do fotógrafo Bob Wolfenson, que completa 55 anos de carreira.
A mostra apresenta as impressões da floresta registradas pelo fotógrafo durante as filmagens da websérie “Amazônia: Juntos Fazemos a Diferença”, conduzida por ele e pela cantora Gaby Amarantos, em 2024. A produção audiovisual, realizada pela Vale, se transformou em uma campanha que apresenta a cultura, a economia, os biomas e o povo da floresta amazônica e se encerra com a estreia da exposição do diário visual de Bob Wolfenson.
Organizadas em três eixos – A Floresta, Presenças e Luz Mágica – as fotos revelam a Amazônia por dentro, suas histórias e suas comunidades, em uma narrativa na qual a floresta e as pessoas se misturam e convivem em harmonia.
“Fotografar a Amazônia foi uma experiência profunda e transformadora. Estar diante de uma natureza tão poderosa e, ao mesmo tempo, encontrar pessoas que trabalham para que ela permaneça em pé trouxe um novo sentido ao meu olhar. Levar essas imagens para o Museu do Amanhã, com o patrocínio da Vale, é muito significativo: é uma forma de ampliar esse diálogo e mostrar que preservar a floresta é também preservar histórias, culturas e futuros”, comenta Bob Wolfenson.
Os espaços são marcados por materiais rústicos e naturais e por uma iluminação que muda ao longo do percurso, remetendo ao ciclo do dia. A experiência ganha profundidade com a presença de elementos sensoriais que transportam os convidados para dentro da Amazônia, como um leve aroma de terra fresca depois da chuva. Também o visitante poderá ouvir sons originais da floresta, fruto de estudo do Instituto Tecnológico Vale (ITV), que reuniu mais de 16 mil minutos da vida na Floresta de Carajás e revelou curiosidades sobre a biodiversidade amazônica por meio do som que ela emite. Além disso, uma área de pausa e contemplação traz frases, trechos de falas e anotações de viagem de Bob Wolfenson, criando uma instalação poética que traduz o processo criativo do artista. A produção é da Tantas Projetos Culturais e TM1 Brand Experience, com curadoria de Cecilia Bedê.
A exposição contará com uma programação educativa e gratuita que conecta as fotografias às memórias, aromas, sons e símbolos da Amazônia. Além da caminhada fotográfica com Bob Wolfenson na Praça Mauá, haverá atividades para todos os públicos, trazendo o DNA amazônico em oficinas de carimbos, aula de dança de carimbó, pintura de brinquedos de miriti e experiências sensoriais como o tradicional banho de cheiro.
Com atenção especial à acessibilidade e à inclusão, a exposição conta com recursos como obras táteis, dispositivos sonoros e olfativos, mediações, audiodescrição, interpretação em Libras e atividades adaptadas.
Ficha Técnica
EXPOSIÇÃO PRESENÇAS NA AMAZÔNIA: UM DIÁRIO VISUAL DE BOB WOLFENSON
FOTOGRAFIAS
Bob Wolfenson
ATENDIMENTO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Soraya Chara
TRATAMENTO E IMPRESSÃO
Chris Kehl
ASSISTENTES
Adrian Ikematsu, Naelson de Castro, Ana Tonezzer, Augusto Jordão
MOLDURAS
Art Montagens by Suhmaya
VALE
PRESIDENTE
Gustavo Pimenta
VICE-PRESIDENTE EXECUTIVA DE SUSTENTABILIDADE
Grazielle Parenti
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO
Leandro Modé
GERENTE GERAL DE MARCA
Paula Silvino
GERENTE DE EXPERIÊNCIAS DE MARCA
Bruno Piazzarollo
GERENTE DE PUBLICIDADE, MÍDIAS DIGITAIS E MARCA
Natalia Bezerra
GERENTE DE INVESTIMENTO CULTURAL
Luciana Gondim
LÍDER DE PATROCÍNIOS
Marize Mattos
GERENTE DE GOVERNANÇA E GESTÃO
Gisela Rosa
EQUIPE DE COMUNICAÇÃO
Ana Carolina GomesAngelina Leite
Elisa Januário
Fabiana Berger
Flávia ToledoJulia Caminha
Karem Pugliesi
Priscila Luna Vagner Bissoli
Vitor Lopes
Werner Sá
EQUIPE DE INVESTIMENTO CULTURAL
Ana Abreu
Fabianne Herrera
Flávia Dratovsky
TANTAS PROJETOS CULTURAIS
DIREÇÃO GERAL
Deca Farroco
CURADORIA
Cecília Bedê
PROJETO EXPOGRÁFICO
Victor Delaqua
PROJETO EDUCATIVO E DE ACESSIBILIDADE
Luis Soares
DESIGN
Gabriel Ferreira
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Lorena Bondarovsky
SUPERVISÃO DO EDUCATIVO
Mariana Vilanova
EDUCADORES
Ana Cruz
Ana Paula Saraiva Morais
Caeu da Silveira
Simone Donatelli
ORIENTADORES DE PÚBLICO
Ju Arueira
Vanessa Vitória
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO EDUCATIVO
Douglas Reis
MAPA TÁTIL, PISO TÁTIL E MESAS SENSORIAIS
Casa do Braille
OBJETOS MEDIADORES TÁTEIS
Teca Fichinski e Luiz Henrique Sá
AUDIODESCRIÇÃO, LIBRAS, TRADUÇÃO E LOCUÇÃO
Rangel Acessibilidade
TM1 BRAND EXPERIENCE
DIRETORA DE ATENDIMENTO
Renata Morais Gonçalves
GESTORA DO PROJETO
Giovanna Silva de Oliveira
HEAD DE PRODUÇÃO
Ricardo RecrosioPRODUTORA MASTER
Mariana Chaló
ARQUITETURA EXECUTIVA
Carlos Barros
MUSEU DO AMANHÃ
DIRETOR GERAL DO IDG
Ricardo Piquet
DIRETOR EXECUTIVO
Cristiano Vasconcelos
CURADOR
Fabio Scarano
GERÊNCIA GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PÚBLICOS
Eduarda Mafra
GERÊNCIA GERAL DE CONTEÚDO
Camila Oliveira
EXPOSIÇÕES
Caetana Lara Resende, Julia Deccache, Julliana Santos, Camilla Campos, Guilherme Venâncio, Rafael Carreira, Nathalia Simonetti e Lorena Peña.
MUSEOLOGIA
Tatiana Paz, Camilla Brito, Fabiana Motta e Kelly Vilela
ATENDIMENTO
Wagner Guinesi, Alice Villa, Nilson Ramos, Andrey Arder, Brenda Pinheiro, Caue de Albuquerque, Diana Severino, Francisco Sousa, Gabriel Ramos, Guilherme Gouvea, Igor Alencar, Ismael Almeida, José Américo, Lucas Pinheiro, Luis Rodrigo, Marina Canedo, Mariana Macedo, Matheus Oliveira, Queren Oliveira, Raisa Medeiros, Shirlei Chagas, Thais Trindade, Vinicius Marcelo, Vitor Santos e Yan Gomes
OPERAÇÕES E FACILITIES
Valéria Ferro, Camila Pires, Diogo Freire, André Barbosa, Adriano da Matta, Alexandre Souto, Alexsandro Gomes, Amilton Alves, Barbara Vieira, Camila Fraga, Cristiano Suassuna, Ezequiel Ferreira, Fernando Fernandes, Itamar Ferreira, Ivan Carlos Carvalho, Jefton Araujo, José Petrucio Júnior, Luciano Rosa, Luiz Mello, Marco Aurélio Gama, Marlon Vidal, Patrick Melo, Paulo Henrique Siqueira, Ramon Ramires, Silas da Silva e Wellington dos Santos
