Glossário climático

Quando começamos a ler e participar de debates sobre as mudanças climáticas, encontramos diversos termos técnicos que formam um vocabulário próprio desse universo. Que tal conhecer melhor o significado dessas palavras e tornar suas conversas mais ricas e bem fundamentadas?

Adaptação

É o processo pelo qual sistemas sociais e ecológicos se ajustam aos impactos das mudanças climáticas, com foco no presente e no futuro.  Isso envolve encontrar soluções para diminuir os danos e enfrentar as consequências da crise climática. 

Desmatamento

É a remoção total ou parcial de florestas e vegetações nativas para abrir espaço para a agricultura, pecuária e urbanização, por exemplo. Ele contribui para a extinção de espécies de animais e plantas, para a diminuição da qualidade de vida da população local e para o desequilíbrio das temperaturas climáticas. 

Financiamento Climático

Refere-se ao financiamento nacional, internacional ou local de recursos técnicos e financeiros, para apoiar países no combate à crise climática e seus efeitos. A partir de acordos internacionais, países mais ricos se comprometem a destinar recursos aos países mais vulneráveis à crise, onde a ação climática se faz mais necessária. 

Justiça Climática

É o entendimento de que as mudanças climáticas afetam as pessoas e os países, de forma desigual, conforme seus recursos e grau de vulnerabilidade. Assim, as ações para reduzir seus impactos devem dar prioridade às populações mais vulneráveis, que são as mais afetadas pela crise climática. 

Mitigação

É qualquer intervenção humana para reduzir seu impacto sobre o sistema climático, o que inclui estratégias para substituir fontes de energia, reduzir emissões de gases que causam o efeito estufa ou fortalecer os processos que removem esses gases da atmosfera.

Ponto de não-retorno

É o momento em que um sistema sofre tantas alterações, que não consegue mais voltar ao seu estado original, mesmo que a causa da mudança seja removida. Uma vez ultrapassado este ponto, a dinâmica do sistema climático desencadeará processos irreversíveis, como degelos e secagem de florestas tropicais.

Resiliência

Se refere à capacidade social, econômica e dos ecossistemas de enfrentar perturbações, retornando ao estado original ou se reorganizando, preservando sua estrutura básica e seus modos de funcionamento.

Segurança alimentar

Garantida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a segurança alimentar é o direito das pessoas terem acesso regular, físico, social e econômico, a alimentos de qualidade que sejam nutritivos, seguros para a saúde e suficientes para satisfazer suas necessidades diárias.

Soluções Baseadas na Natureza (SbN)

São ações que, para lidar com diversos desafios da sociedade, são inspiradas e desenvolvidas com base na natureza, contribuindo simultaneamente para o bem-estar humano e a proteção da biodiversidade. A implementação de um parque urbano vegetado, por exemplo, oferece abrigo para variadas espécies de flora e fauna, proporciona espaço de recreação e lazer, melhora a qualidade do ar, sequestra carbono da atmosfera e reduz a temperatura local, criando zonas de frescor e beneficiando a saúde.

Transição Energética

É o processo de mudar de fontes de energia poluentes e que causam as mudanças do clima, como carvão e petróleo, para fontes de energia renovável, como o sol, o vento e a biomassa, que podem ser repostas naturalmente e não prejudicam o meio ambiente.