Exibição de Filmes

Festival do Rio 2025 - Especial COP30: Futuros Possíveis Dia 2

Justiça ambiental. Crise climática. Cinema! Como parte da preparação para a COP30, o Museu do Amanhã se junta ao Festival do Rio de 2025 na mostra “Futuros Possíveis”, apresentando uma seleção de curtas-metragens brasileiros que dialogam com os grandes desafios contemporâneos frente a um planeta impactado pelas ações humanas.

Assista!

SÁBADO, 04 DE OUTUBRO - 17:50 

Territórios de Resistência, de FILIPE TOMASSINI e VICENTE OLIVEIRA - BRASIL, 2025 (16min) 

Histórias reais e inspiradoras de três ativistas que enfrentam os efeitos da crise climática em seus territórios: uma terra indígena, um projeto de agroecologia e educação ambiental na favela e uma associação de pesca artesanal e restauração de mangue na baía de Guanabara. 

Mãtãnãg, a Encantada, de SHAWARA MAXAKALI e CHARLES BICALHO - BRASIL, 2019 (14min) 

A indígena Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos, eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Baseado em uma história tradicional do povo Maxakali. 

O Prazer de Matar Insetos, de LEONARDO MARTINELLI - BRASIL, 2020 (10min)

Em um futuro próximo, a crise climática atinge um ponto irreversível. Uma freira e um padre se encontram para conversar sobre o desaparecimento dos insetos. A freira está incerta de suas crenças nesse mundo que parece ter sido abandonado por Deus, e começa a ter visões estranhas. 

O Som do Morro: 10 Anos da Favela Brass, de TAYLOR SEGREST - BRASIL, 2025 (23min) 

Em uma colagem vibrante de música ao vivo e entrevistas, O Som do Morro narra a trajetória da Favela Brass – escola gratuita para jovens das favelas do Rio, sediada na Pereira da Silva. Dez anos de registros e novas entrevistas culminam em uma celebração no Circo Voador, com uma grande batalha de bandas antes dos alunos incendiarem o palco com apresentações inesquecíveis. 

Tempo total: 63 minutos

essa atividade faz parte de