Exibição de Filmes

Festival do Rio 2025 - Especial COP30: Futuros Possíveis Dia 3

Justiça ambiental. Crise climática. Cinema! Como parte da preparação para a COP30, o Museu do Amanhã se junta ao Festival do Rio de 2025 na mostra “Futuros Possíveis”, apresentando uma seleção de curtas-metragens brasileiros que dialogam com os grandes desafios contemporâneos frente a um planeta impactado pelas ações humanas.

Assista!

DIA 3 - DOMINGO, 05 DE OUTUBRO - 17:50 

Princesa Morta do Jacuí, de MARCELA ILHA GORDIN - BRASIL, 2018 (18min)

O arqueólogo Margot Moreira retorna ao lugar onde nasceu, a zona de exclusão chamada Depressão Central. Lá, o sol nunca para de brilhar. 

O Estacionamento, de WILLIAM BIAGIOLI - BRASIL, 2016 (15min) 

Jean é um imigrante haitiano que vem para o Brasil. Para sobreviver, ele arruma emprego em um estacionamento de carros e passa a viver lá. Jean descobrirá que essa rotina pode ser enlouquecedora. 

Yaõkwa - Imagem e Memória, de RITA CARELLI e VINCENT CARELLI - BRASIL, 2020 (21min) 

O Vídeo nas Aldeias realizou com os Enawenê Nawê, durante quinze anos, extensos registros do Yaõkwa, seu mais longo ritual, em que os mestres de cerimônia puxam, durante sete meses, uma miríade de cantos, a fim de manter o equilíbrio do mundo terreno como mundo espiritual. Neste filme, quinze anos mais tarde, os Enawenê Nawê reencontram essas imagens e, com elas, parentes falecidos, costumes que caíram em desuso e preciosos cantos rituais. 

Tempo total: 50 minutos

essa atividade faz parte de