DIA 4 - SEGUNDA-FEIRA, 06 DE OUTUBRO - 17:50
O Voo, de IGOR BARRADAS - BRASIL, 2024 (17min)
Em mais um dia de trabalho, pesquisadora alienígena visita um Rio de Janeiro pós-apocalíptico. Conhece cinco espaços, cinco histórias. É, não foi por falta de boas ideias que o mundo acabou. Um rasante poético sobre nossa trágica história recente.
Mulheres Árvore, de WARA - BRASIL, 2022 (17min)
Uma família de mulheres guarda um segredo milenar para sobreviver em meio a um etnocídio. Entre a rotina e a espera, elas são invocadas a se rebelarem.
Tuã Ingugu [Olhos d’Água], de DANIELA THOMAS - BRASIL, 2019 (11min)
Na cosmogonia dos Kalapalo, etnia que vive no parque indígena do Xingú, a água é tão antiga quanto os humanos e é a fonte da vida. É dali que vem todo o sustento dos originários, seu alimento, sua bebida, seu banho, sua alegria. A ideia de usar a água como lixeira, de envenenar a água é uma distopia. Em Tuã Ingugu (Olhos D’Água) o cacique Faremá - da aldeia Caramujo, nas margens do rio Kuluene - nos conta sobre o nascimento da água e nos adverte sobre os consequências de desrespeitá-la.
Peixes Não Se Afogam, de ANNA AZEVEDO - BRASIL, 2022 (17min)
É verão, elas estão de férias, mas não podem ir à praia. Em uma das favelas mais perigosas do Rio — ao mesmo tempo perto e longe do mar —, um grupo de crianças preenche o dia em uma jornada de brincadeiras.
Tempo total: 61 minutos