CLIMÃO

I.A te assusta?

Em maio, a inteligência artificial (IA) estará em pauta na nossa arena. Para essas conversas que mexem com a gente, queremos saber: IA te assusta?

Todos nós, em maior ou menor grau, já fomos ou seremos impactados pela inteligência artificial. Ela não é algo distante — está presente no dia a dia, influenciando a qualidade e a velocidade de diversas criações, seja nos escritórios, nas escolas ou até na hora de escrever uma simples mensagem quando nos falta criatividade.

Segundo uma pesquisa publicada pela Resume Builder, em junho de 2023, 40% das empresas planejavam adotar tecnologias de IA em seus processos de recrutamento até o final de 2024. Num estudo mais recente, realizado pela MindMiners, intitulado “IA: Problema ou Solução?”, investigou como os brasileiros percebem os impactos da inteligência artificial na sociedade. A pesquisa entrevistou 5 mil pessoas de diferentes perfis sociais, raciais e de gênero, e revelou que:

56% afirmaram que já utilizam IA14% ainda não sabem, 30% não a utilizam no dia a dia.

No meio acadêmico, a IA também chegou com força: 39% dos participantes utilizam a tecnologia para estudos, enquanto 41% a empregam no trabalho.

Além disso, a popularização da inteligência artificial é impulsionada pelo entretenimento e pelo uso pessoal, desde comandos para assistentes virtuais, como a Alexa, até recomendações personalizadas de filmes e músicas. No campo científico, o Machine Learning tem sido essencial para prever eventos climáticos extremos e acelerar experimentos, tornando-se uma ferramenta poderosa para sugerir e otimizar pesquisas.

No entanto, o avanço tecnológico também traz impactos ambientais significativos. O alto consumo de energia e as emissões das cadeias de suprimentos dos data centers, responsáveis pelo treinamento das IAs, são preocupações crescentes. Segundo o relatório ambiental anual do Google (2024), a empresa aumentou suas emissões de gases de efeito estufa em quase 50% nos últimos cinco anos, atribuindo esse crescimento à demanda energética para resfriamento dos servidores de IA. Em 2023, as emissões ultrapassaram 14 milhões de toneladas de CO₂, um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

Entre benefícios, desafios e retrocessos, a IA continua transformará a forma como vivemos. E você, o que acha de tudo isso? Vem pro Climão!

CONVIDADA

Horrara Moreira

Horrara Moreira

Horrara Moreira, pesquisadora, advogada e educadora popular. Mestranda em direito da regulação pela Fundação Getúlio Vargas. É fundadora e diretora da Curumim Erê — assessoria jurídica popular, coordenadora da Campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira e Conselheira Municipal de Proteção de Dados da cidade do Rio de Janeiro (2023-2025). Possui formação e publicações em avaliação de políticas públicas digitais, ativismo e advocacy, design centrado no humano e resolução de conflitos.

TURMAS PARTICIPANTES:

Escola Padre Doutor Francisco da Motta — Região Portuária

ISBET — Programa de Estágio e Aprendizagem# Escola Fundação Darcy Vargas

REFERÊNCIA

Resume Builder. (2023). Pesquisa sobre adoção de IA em recrutamento. Publicado em junho de 2023. Disponível em: https://www.resumebuilder.com

MindMiners. (2023). IA: Problema ou Solução? Pesquisa sobre a percepção dos brasileiros em relação à inteligência artificial. Disponível em: https://www.mindminers.com

Google. (2024). Relatório ambiental anual do Google. Disponível em:  https://sustainability.google/reports

Eventos