O clima mudou
A notícia de que o clima mudou não é mais novidade para ninguém. A mudança climática é um dos maiores desafios da humanidade e está se dando de forma cada vez mais acelerada, principalmente por causa das ações humanas que afetam o equilíbrio do planeta.
O uso de combustíveis fósseis (como petróleo, carvão e gás natural), o desmatamento e as queimadas liberam grandes quantidades de gases de efeito estufa (GEE), que provocam o aquecimento da Terra.
A imagem colorida abaixo, um gráfico chamado Climate Stripes (do inglês, listras do clima), mostra o aquecimento global ao longo dos anos. Os tons de azul representam anos mais frios do que a média histórica. Os vermelhos, anos mais quentes. Repare como, nas últimas décadas, as listras ficam cada vez mais vermelhas: uma visualização clara do aumento da média de temperatura global.
Legenda: Gráfico mostra a mudança global de temperatura entre 1850 e 2024. Fonte: Climate Stripes
A última década foi a mais quente dos últimos 125 mil anos, sendo que 2024 foi o ano mais quente já registrado na história. As altas temperaturas trazem um aumento recorde no número de eventos extremos, como:
🌊 Inundações
🌵 Secas prolongadas
⛈️ Tempestades e furacões
🌡️ Ondas de calor
Só no Brasil, o número médio de desastres climáticos aumentou em cem por ano. E em 2024, mais de um milhão de crianças e adolescentes tiveram as aulas interrompidas por causa da crise do clima.
O cenário é preocupante, mas ainda há tempo de agir. Existem diversos caminhos para reduzir riscos e nos adaptarmos às mudanças que já estão acontecendo. Precisamos com urgência de ações coletivas e pressão sobre governos, empresários e tomadores de decisão para que priorizem de fato o combate às causas da mudança climática.
Por isso, o clima é de ação!
Acesse nossos próximos conteúdos para saber mais sobre como a crise climática nos afeta e caminhos possíveis para enfrentá-la.
Como a mudança climática pode afetar nossas vidas?
Agir é urgente
O que mais podemos fazer?
.