CLIMÃO é uma ação do Laboratório de Atividades do Amanhã que mistura tecnologia e cultura jovem para falar, sem rodeios, sobre o agora. Inspirado tanto no “clima” do planeta quanto no “climão” das relações e dos tempos em que vivemos, o projeto cria um espaço de troca e reflexão onde sustentabilidade, comportamento e temas contemporâneos são debatidos de forma leve, direta e criativa.
As rodas de conversa do CLIMÃO são encontros no estilo papo-reto, que aproximam diferentes vozes e perspectivas para pensar o impacto das nossas escolhas — do meio ambiente às redes sociais, do consumo às emoções coletivas.
Todas as edições do Climão acontecerão no Espaço de Inovação, dedicado à experimentação e ao diálogo. A proposta é inspirar jovens a refletir sobre os desafios do presente e agir coletivamente, conectando ciência, comportamento e inovação em um ambiente acessível e colaborativo.
METODOLOGIA
A metodologia do CLIMÃO parte da ideia de criar um ambiente de diálogo horizontal,
A dinâmica combina escuta ativa, mediação criativa e estímulos sensoriais, como música, imagem e performances, para despertar conexões entre o conhecimento científico e a vivência cotidiana. A curadoria dos temas busca sempre refletir as urgências climáticas, sociais e comportamentais do presente, transformando dados e teorias em conversa viva.
O CLIMÃO se apoia em três eixos metodológicos:
- Afeto e presença: criar um espaço seguro de fala, onde o compartilhamento é tão importante quanto a informação.
- Linguagem acessível: traduzir conceitos científicos e socioculturais com uma pegada jovem, conectada e criativa.
- Cocriação: envolver o público no processo, permitindo que cada roda de conversa se construa de forma coletiva, com as perguntas e percepções que emergem no momento.
COMO PARTICIPAR?
As seleções dos grupos de estudantes e escolas são realizadas pela curadoria do Laboratório. As atividades do CLIMÃO acontecem de forma pontual ao longo do calendário anual, e a equipe do Laboratório entra em contato diretamente com os coordenadores pedagógicos e professores para articular a participação e o acompanhamento das turmas.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
LATOUR, Bruno. Onde Aterrar? Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Fogo no Mato: A Ciência Encantada das Macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.
HOOKS, bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo: EDUSP, 2008.
KULLA, Bárbara; CANEVACCI, Massimo (orgs.). Juventudes e Cidades: Ensaios sobre Cultura Urbana Contemporânea. São Paulo: Annablume, 2014.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 2011.