Data Sensing: Experiências em IoT | Museu do Amanhã

quinta, 06 de abril de 2017
Laboratório de Atividades do Amanhã
qui 15h-18h

O Museu do Amanhã, em parceria com a Cisco, líder mundial em tecnologia, promovem a partir do dia 6 de abril, quinta-feira, das 15 às 18 horas, o primeiro módulo do curso gratuito Cisco “DataSensing – Experiências em IoT”, no Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA). A iniciativa faz parte da série de cursos, roteiros e kits de desenvolvimento criativo em IoT e pretende incentivar o ecossistema de inovação e o uso da tecnologia pela comunidade por meio do desenvolvimento de novas soluções de forma intuitiva e criativa.

• Inscreva-se gratuitamente no final desta página

Telefones, impressoras, televisões, carros, relógios, câmeras, tudo isso já está conectado à Internet e oferecendo recursos que tornam a nossa vida cada vez mais prática. Porém, este é apenas o primeiro momento do que tem sido reconhecido como "A Quarta Onda": quando a Internet se fizer presente em todos os lugares, em todas as coisas. Esta fase ficou conhecida como a "Internet das Coisas".

" ‘Internet das Coisas’ não é uma nova tecnologia, também não é um novo modelo de negócio, nem muito menos um novo dispositivo a se comprar em um shopping. “Internet das Coisas” faz parte do que entendemos como "a quarta onda da Internet" - e ela já está acontecendo, agora, nesse momento”, explica Marcela Sabino, diretora do Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA).

O programa permitirá que artistas digitais, desenvolvedores de aplicativos, engenheiros, estudantes, pesquisadores e outros profissionais tenham acesso à plataforma conectada da Cisco no Porto Maravilha. Será possível criar novas soluções para a cidade, prototipar e testar soluções que transformam a vida dos cidadãos em ambientes urbanos e situações cotidianas.