Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa | Museu do Amanhã

Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa - Pedalando com as crianças

Relações Comunitárias
Início: 
sábado, 12 de outubro de 2019
Término: 
sábado, 12 de outubro de 2019
Local:
Terreiro de Curiosidades
Horário:
sab 14h-16h

No dia 12 de outubro, às 14h, o Museu do Amanhã realiza a 4ª roda de conversa sobre mobilidade ativa com o tema: “Pedalando com as crianças”. Com a participação de Eduardo Benrhardt, especialista em mobilidade por bicicletas, e João Lacerda, jornalista e autor do livro “Bicicletas para Crianças: Saúde, Educação e Trânsito”, a atividade tem a parceria da TransporteAtivo. Ambos vão falar de suas experiências e dar dicas de como levá-las para pedalar, desde alguns meses até a pré-adolescência. 

Ao contar uma pequena fábula sobre o nascimento das cidades até falar das aventuras de um jovem aventureiro que viaja o mundo de bicicleta, são múltiplas as formas de iniciar a discussão sobre a importância da mobilidade ativa para as crianças. Abrir o diálogo com os pequenos sobre esse assunto é reforçar para as crianças o direito e o pertencimento à cidade, além de ser um fator de desenvolvimento social e um forte aliado contra o sedentarismo infantil, uma das grandes causas dos altos índices de obesidade na primeira infância. Vamos ampliar mais esse diálogo em nosso próximo encontro? Participe! 


A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da  Organização das Nações Unidas (ONU) que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Clique aqui para saber mais.


Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

  

   

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.