Oficina Horta do Amanhã | Museu do Amanhã

Oficina Horta do Amanhã - Outubro

Educativo
Uma mão segurando uma muda de planta com o Museu do Amanhã ao fundo
Início: 
sábado, 19 de outubro de 2019
Término: 
sábado, 19 de outubro de 2019
Local:
Observatório e Jardins do Museu
Horário:
sab 14h-17h30
O Museu do Amanhã e o Carrefour apresentam a Horta do Amanhã: um projeto que investe em sustentabilidade e convivência, ambos eixos fundamentais do Museu. 
 
A oficina do mês de outubro será no dia 19, sábado, às 14h. Neste segundo módulo das oficinas, abordaremos a importância de nos (re)conectarmos com a natureza e como podemos realizar o reconhecimento de espécies que nos circundam. Também apresentaremos princípios e conceitos da Agrofloresta e como utilizá-los em pequena escala através de uma parte prática na Horta do Amanhã.
 
A formação de uma horta urbana, um instrumento pedagógico para atividades de educação ambiental, reflexão sobre modos de produção e consumo e o acesso à uma alimentação saudável e de qualidade. É também um espaço para colaboração, troca de saberes e estímulo para o encontro com o outro. É ponto de ação no presente. Todas as oficinas têm início com uma parte teórica e seguem com a parte prática do plantio no jardim do museu.
 
A horta é conexão com a exposição temporária Pratodomundo e um instrumento pedagógico para atividades de educação ambiental, reflexão sobre modos de produção e consumo e, acesso à uma alimentação saudável e de qualidade. É espaço para colaboração, troca de saberes e estímulo para o encontro. É ponto de ação no presente.
  • Inscreva-se gratuitamente ao final dessa página.
Em parceria com a Carpe Projetos Socioambientais, o Estúdio Nua, ForcePlast e o Núcleo de Educação do Museu do Amanhã, a Horta do Amanhã, além de trazer vida com o plantio junto à comunidade local, também propõe oficinas mensais para formação de uma horta urbana bem como áreas de permanência, descanso e contemplação.
 
As oficinas gratuitas acontecerão no Museu do Amanhã uma vez por mês, de abril de 2019 a fevereiro de 2020, e serão abordados ao longo do projeto três macrotemas: 
 
1. Planejamento 
Falaremos sobre preparo do solo e solo como organismo vivo.
 
2. Realização
Focaremos no plantio, mapeamento e reconhecimento das espécies.
 
3. Celebração
Como colher, os usos medicinais, terapêuticos, aromáticos das espécies.
 
Cada macrotema engloba 4 oficinas. A primeira oficina de cada macrotema contará com um profissional da área convidado.  Todas as oficinas tem início com uma parte teórica e seguem com a parte prática do plantio.
 

Convidamos o Programa de Amigos e Vizinhos do Museu e visitantes interessados a experimentar formas de plantio urbano para estabelecer outras relações possíveis com os alimentos.

Programação

  • 14h: Palestra com equipe Carpe no Observatório.
  • 15h – 17h30: Plantio nos módulos instalados.
A Oficina Horta do Amanhã é uma realização do Museu do Amanhã, sob a gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Tem patrocínio do Carrefour e apoio da IBM, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio de Comida Invisível e Isla Sementes e parceiros de conteúdo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Embrapa e Agência France Presse.
 

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da  Organização das Nações Unidas (ONU) que prever 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

 

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.