Entre Museus Hoje | Museu do Amanhã

Entre Museus Hoje - Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)

Relações Comunitárias
Início: 
quarta, 12 de agosto de 2020
Término: 
quarta, 12 de agosto de 2020

Na terceira edição do projeto Entre Museus Hoje, trazemos o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). O encontro será exibido no dia 12 de agosto, quarta-feira, às 12h, nas redes sociais do Museu do Amanhã (Facebook e Instagram).

Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative o sino de notificação para não perder nossa programação on-line

Situado no centro histórico do Rio de Janeiro, o edifício foi construído durante as modernizações urbanísticas realizadas pelo prefeito Pereira Passos na então capital federal. De arquitetura eclética, a obra foi projetada em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios para sediar a Escola Nacional de Belas Artes, herdeira da Academia Imperial de Belas Artes. O museu mesmo só viria em 1937, por decreto do presidente Getúlio Vargas.

Hoje, é a instituição que detém a maior coleção de arte brasileira do século XIX, concentrando um acervo de cem mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros. Percorrendo suas galerias, o visitante pode vislumbrar, como em poucos espaços culturais do país, a história das artes plásticas no Brasil desde os seus primórdios até a contemporaneidade.

 


ENTRE MUSEUS

O Entre Museus Hoje tem o objetivo de levar nossos conteúdos e de alguns museus parceiros até você, sem que precise sair de casa, e surge como uma alternativa ao programa Entre Museus.

Este, por sua vez, faz do Museu do Amanhã um ponto de partida para que o seu público possa daqui visitar outros museus. Ou seja, ele passa a ser “a porta de entrada” para os museus da cidade.

Destaca-se a importância dos trajetos, pois “entre os museus” existe um grande museu a céu aberto: a nossa cidade. Portanto, o programa é um convite para entrar e conhecer os museus, os mundos que existem dentro deles e, assim, conhecer a própria cidade.

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.