Vamos Falar Sobre Isso? - Trabalho Infantil
Inscreva-se gratuitamente aqui
O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde então, convoca-se a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.
Através de campanhas de sensibilização, é proposta uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.
No entanto, as diversas especificidades enfrentadas pelo país na criação de políticas que compreendam as interseccionalidades existentes e, consequentemente o acúmulos de vulnerabilidades, necessitam de urgência de entendimento e associação para além das pesquisas. A exemplo, o número de crianças e adolescentes negros em situação de trabalho é maior do que o de não negros, alcançando a marca de 66,1% das vítimas do trabalho infantil no país. Os maiores afetados encontram-se na área urbana (75,8%), segundo dados fornecidos pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua do ano de 2019.
A partir dessas provocações, a 18ª edição do projeto convida-nos a explorar novas possibilidades de pensamento sob a ótica da mediação social a partir de espaços culturais, propondo o compartilhamento de experiências e trazendo à tona problemas em comum que, frequentemente, são deixados de lado na sociedade. Então, Vamos Falar Sobre Isso?
SOBRE O PROGRAMA
O Vamos Falar Sobre Isso?, criado em 2016, na Biblioteca Parque Estadual, inicia sua jornada no Museu do Amanhã em 2017, e se incorpora às atividades do eixo ético da Convivência, sendo uma plataforma que tem por objetivo estimular debates sobre mediação social a partir de espaços culturais. Ao tratar de temas pertinentes ao grande público, o Vamos Falar Sobre Isso? nos convida a explorar novas possibilidades de pensamento a respeito dos conteúdos abordados e a compartilhar experiências trazendo à tona problemas em comum que, frequentemente, são deixados de lado na sociedade.
Em 2021, partimos do mote Direito à Cidade, trabalhando junto à Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para analisar os tempos urgentes que estamos vivendo, sobretudo, a partir da era Coronaceno.
- Focalizador 1: Valdinei Martins
Coordenador da abordagem na Associação São Martinho. Atua na instituição desde 1994. A São Martinho é uma organização não-governamental, uma entidade filantrópica, de utilidade pública, que atua desde 1984 na área da infância e juventude, contribuindo para a garantia de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo projetos socioculturais, contribuindo para a transformação da realidade de crianças e jovens da cidade do Rio de Janeiro.
- Focalizadora 2: Diana Delgado
Subsecretária de Assistência Social do município de Niterói. Servidora pública de carreira, analista-executivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda em Serviço Social (PUC-2019), mestre em Política Social (UFF-2018), especialista em Administração Pública (Ceperj-2017), com graduação em Serviço Social (UFF -2007). Tem treze anos de experiência na área pública, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública, política de assistência social, gestão do SUAS, serviços socioassistenciais, financiamento e orçamento da política pública.
- Mediadora: Aldari Marques
Presidente da Associação Filantrópica Arte Salva Vidas. Seu trabalho é exclusivamente como agente de transformação de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Seus esforços e ações são direcionados para a educação, empregabilidade, cultura e capacitação profissional da população do Complexo do Caju e adjacências.
A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.
Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável