Experiência: Futuros Urbanos
Exposições Temporárias
Início:
quinta, 05 de agosto de 2021
Término:
domingo, 31 de outubro de 2021
Local:
Lounge do Museu do Amanhã
Horário:
qui - dom 10h-16h
Esta atividade é patrocinada pela B3
Embarque em uma jornada imersiva para a cidade do futuro! Em cartaz de 5 de agosto a 31 de outubro de 2021, a exposição Futuros Urbanos promove uma experiência que propõe, de forma lúdica, reflexões acerca do desenvolvimento das metrópoles.
- Abertura: 5 de agosto.
- Horários: de quinta a domingo, das 10h às 17h (com última entrada às 16h).
- Local: Lounge do Museu do Amanhã.
- Acesso: Será por ordem de chegada. Compre seu ingresso para o Museu do Amanhã aqui.
- Atenção: A compra do ingresso para o Museu não garante o acesso à experiência, que é sujeita a lotação e tem sessões de, no máximo, 10 pessoas por vez.
Ao longo da projeção, que dura aproximadamente sete minutos, os visitantes acompanharão quatro personagens em sua jornada por vários cenários possíveis para o futuro.
Como será a vida nas grandes cidades se os problemas atuais, relativos a moradia, mobilidade urbana e injustiça social apenas se agravarem ao longo das próximas décadas? Que medidas precisam ser implementadas para que possamos dispor de ambientes cada vez mais sustentáveis, acessíveis e justos para todos, além de mais resilientes frente aos desafios que advêm da crise climática? Essas são algumas das questões que guiam a narrativa a exposição.
Após assistir à animação, os visitantes terão acesso a exemplos de medidas inovadoras que já estão sendo adotadas em várias cidades do mundo, em diversas áreas (como mobilidade urbana e acesso a serviços de saúde). A mostra inclui, ainda, um jogo que aborda a produção de alimentos, no qual são apresentadas estratégias para atender, de forma sustentável, a crescente demanda por comida que acompanha o crescimento populacional.
A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.