Coração S2, Pulso da Vida | Museu do Amanhã

Coração S2, Pulso da Vida

Exposição Principal
Início: 
quinta, 13 de outubro de 2022
Término: 
domingo, 30 de abril de 2023

Coração S2, Pulso da Vida é uma realização do Museu do Amanhã, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão e realizado pela Prefeitura do Rio. Patrocinada por Droga Raia e G-Tech, a exposição também conta com o apoio da Bayer e Qualicorp, e a parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

ADQUIRA SEU INGRESSO

Venha conhecer o coração como você nunca viu. O Museu do Amanhã traz a exposição Coração S2 - Pulso da Vida. Alinhada ao Congresso Mundial de Cardiologia e realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a mostra apresenta o coração como uma máquina de viver e sentir.

- Abertura: 13 de outubro de 2022
- Encerramento: 30 de abril de 2023

O Museu do Amanhã funciona de terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h)
Agende sua visita aqui 


Distribuída entre as áreas Coração, Bem-Viver e Sentir Junto, a exibição oferece uma série de informações sobre o órgão vital, além de experiências imersivas. Entre os temas abordados estarão a importância da saúde do coração, sua relação com a qualidade de vida, o impacto da desigualdade social nas doenças cardiovasculares, a relação entre saúde mental e saúde física e o que pode ser feito para garantir uma vida melhor.

"A exposição convida nosso público a desvendar os mistérios e as belezas do coração, em uma jornada que fala sobre o corpo humano e também sobre a construção dos amanhãs que desejamos: amanhãs com saúde, longevidade, bem-estar e qualidade de vida. E, acima de tudo, amanhãs em que nos sentimos vivos, pulsando com a vida e com o mundo", destaca Bruna Baffa, diretora geral do Museu do Amanhã.

"A realização do Congresso Mundial tornará o Brasil, por alguns dias, o centro global da cardiologia, e esta exposição aproxima, por meio da arte, a ciência da população. É um convite à sociedade a tomar consciência sobre a importância do coração em nossas vidas. Desta forma, criamos uma excelente oportunidade para que as pessoas sejam protagonistas na conquista da boa saúde e agentes na difusão de hábitos de vida mais saudáveis. Esta parceria com o Museu do Amanhã consolida a missão socioeducativa da SBC focada na conscientização sobre prevenção e fatores de risco para as doenças cardiovasculares”, comenta Dr. João Fernando Monteiro Ferreira, presidente do Conselho Administrativo da SBC.

 

Coração
A primeira seção da mostra aborda os aspectos referentes ao interior do corpo humano, com foco na estrutura do coração, seu funcionamento e condições que podem acometê-lo. Desta forma, o público pode se aproximar da fisiologia do coração e percebê-lo como um órgão que funciona em conexão com diversos outros. Por meio de uma experiência interativa, é possível ouvir e visualizar seu batimento cardíaco replicado no ambiente.

 

Bem-Viver
Esta área evidencia os aspectos sociais, comportamentais, econômicos, étnicos/raciais e ambientais que contribuem para escolhas individuais e expõem a complexidade de obter uma qualidade de vida dentro da construção social atual. Esse contexto revela a importância de um acompanhamento médico humanizado, multidisciplinar e individualizado, além de reforçar a necessidade de políticas públicas para a garantia do acesso à saúde.

 

Sentir Junto
Depois de ver, ouvir e ler sobre o papel do coração, o visitante finaliza sua experiência sentindo a potência que tem em seu peito. Esta última seção traduz, com uma intervenção audiovisual de poesia e dança, a sensação do que é estar vivo, estar presente no mundo, sentir alegrias e dores e compartilhar vivências. Também é possível ter acesso a outras perspectivas sobre bem-viver, bem como a abordagem do coração pela filosofia africana em um conteúdo produzido pelo filósofo Renato Noguera.

 

Coração S2, Pulso da Vida é uma realização do Museu do Amanhã, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão e realizado pela Prefeitura do Rio. Patrocinada por Droga Raia e G-Tech, a exposição também conta com o apoio da Bayer e Qualicorp, e a parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia.


A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.