Ampliando Horizontes | Museu do Amanhã

Ampliando Horizontes

Exposição Principal

O Museu do Amanhã convida você a olhar além, superando as distâncias que nos separam, antecipando tendências e imaginando novos mundos. Um futuro mais sustentável, inclusivo e próspero é possível – e nossos sonhos são a matéria-prima dessa construção.

Sem pressa, deixe o olhar passear pela paisagem ao redor, percebendo as histórias que ela conta. Cores, construções, gente que passa, pássaros. Então, pergunte-se: como será esse mesmo lugar daqui a algumas décadas? E daqui a alguns séculos? Que histórias contaremos para as próximas gerações? Agora, olhe para dentro de si: como é o futuro com o qual você sonha?

Com a instalação das lunetas no Museu, queremos oferecer ao nosso público a chance de observar e conhecer melhor o território onde encontra-se o Museu do Amanhã. 

As lunetas são acompanhadas por um totem, que traz dados sobre a baía, a ponte Rio-Niterói, a roda-gigante e o porto. Por meio de um QR code, é possível ter acesso a esse conteúdo em inglês, espanhol e libras.Vale destacar que os equipamentos são adaptados para que cadeirantes, crianças e pessoas com baixa estatura possam usufruir da experiência, que também conta com audiodescrição, reforçando assim o compromisso do Museu do Amanhã com a acessibilidade e a inclusão.

Além de chamar a atenção para a história e as principais características desses quatro pontos, a experiência também convida o público a imaginar como será essa paisagem no futuro. 

  • Será que teremos uma baía despoluída, povoada por golfinhos e baleias, daqui a 50 anos? 
  • Teremos mais ou menos navios passando pela região? Como será o transporte marítimo?
  • Como será o dia a dia das pessoas que vivem nesse território?

Vamos experimentar um novo ponto de vista. Ampliando Horizontes é uma atração patrocinada pela ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço, que, atenta às tendências sociais e ambientais, busca atender às expectativas da sociedade para uma economia mais circular e de baixo carbono.

 
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.