Expedição Darwin 200 | Museu do Amanhã

Expedição Darwin 200

No dia 11 de novembro, a partir das 18h, o Museu do Amanhã recebe a expedição Darwin200, nossa programação incluirá palestras inspiradoras de Sarah Darwin sobre a relevância contínua do trabalho de Charles Darwin, uma empolgante apresentação da expedição DARWIN200 conduzida por Stewart McPherson, e a exposição de projetos inovadores criados por jovens líderes brasileiros. Além disso, teremos a participação em vídeo da renomada pesquisadora Jane Goodall e discursos envolventes de Sérgio Besserman e Fabio Scarano.

Inscreva-se e aproveite a programação

SOBRE O PROJETO

DARWIN200 é uma iniciativa de conservação planetária com a missão de transformar positivamente o mundo. Inspirada pela jornada histórica de Charles Darwin a bordo do HMS Beagle, que ocorreu há duzentos anos, o projeto DARWIN200 realiza uma expedição global de agosto de 2023 a julho de 2025. Faz parte do projeto o engajamento de jovens líderes com atuações no campo da preservação ambiental. Pequenos grupos formados por até 8 jovens líderes foram selecionados para viajar no navio. Eles embarcam em cada um dos portos que Charles Darwin visitou para utilizá-lo como um laboratório flutuante e uma plataforma de mídia. O projeto tem também o objetivo de engajar 200 milhões de estudantes em sua expedição. São realizadas atividades on-line gratuitas, projetos de pesquisa, experimentos, palestras, competições e eventos semanais chamados de “hora da natureza”.

O navio atua ainda como uma plataforma que apoia 8 projetos de pesquisa que lidam com alguns dos problemas ambientais mais críticos do mundo. Os resultados são exibidos através de apresentações de dados ao vivo, apresentações de resultados, palestras online e entrevistas com as equipes de pesquisadores de cada iniciativa. Entre os dias 04 e 15 de novembro, o barco Darwin200 estará atracado nas redondezas do Museu do Amanhã.

Com uma agenda diversa, ele será uma espécie de escritório para que os líderes do Darwin200 realizem suas pesquisas. Além disso, na programação do projeto haverão visitas de campo à projetos e iniciativas de conservação da biodiversidade que acontecem no Rio de Janeiro.

O barco não estará aberto ao público.