Esquenta COP | Museu do Amanhã

Esquenta COP: Emergência Climática em Pauta

Observatório do Amanhã
Início: 
sexta, 04 de outubro de 2024

Nos dias 4, 11 e 12 de outubro, o Museu do Amanhã, com patrocínio da Bloomberg, realizou a primeira edição do projeto Esquenta COP: Emergência Climática em Pauta. O evento contou com rodas de conversa, oficinas e ativação artística, alinhados às discussões da Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

A programação trouxe debates essenciais para refletir sobre as emergências climáticas, conectando diversos setores e perspectivas. Criamos um espaço de debate que promove reflexões e apoia a tomada de decisões sobre temas centrais das discussões da COP do Clima, além de expandir o diálogo entre diferentes setores e perspectivas. Neste lugar de confluência de narrativas sobre o nosso futuro climático, buscamos aproximar o público das informações e soluções necessárias para enfrentar as emergências climáticas. Cada dia do evento abordou um tema central com múltiplas perspectivas ao longo das atividades, como agricultura sustentável (04/10), transição energética (11/10) e cultura e clima (12/10).

Lounge de Jogos e Reflexões Climáticas 

Explore o Lounge de Jogos Climáticos no segundo andar, próximo à Esfera! Aqui, você poderá participar de atividades interativas que estimulam a reflexão sobre o futuro do clima. Com jogos dinâmicos e experiências imersivas, o espaço oferece uma oportunidade única de aprender e se envolver nas questões climáticas de forma divertida e educativa. Venha jogar e descobrir mais sobre as soluções para o futuro do planeta!

Painéis Completos no YouTube

Os debates do Esquenta COP: Emergência Climática em Pauta já estão disponíveis no YouTube! Agora, você pode assistir aos vídeos completos de cada painel e explorar temas essenciais como agricultura sustentável, transição energética e a relação entre cultura e clima.

Cada vídeo oferece uma experiência completa, facilitando seu acesso a discussões com especialistas, empresas e lideranças. Abaixo, os temas e participantes de cada mesa:

Agricultura Sustentável:

  • Agricultura Inteligente para o Clima: Weber Amaral (ESALQ - USP), Valmir Ortega (Belterra), Ana Santos (CEM Serra da Misericórdia)
  • Agricultura e Bioeconomia: José Pugas (JGP), Juliana Lopes (CEBDS), Christian Orglmeister (Suzano)
  • Práticas Agrícolas Sustentáveis: Claudio Nasser (Fazenda Recanto e NOOA), Eduardo Assad (Fauna Projetos e FGVagro), Mauro Lucio (Fazenda Marupiara)

Transição Energética:

  • O Brasil e o Mundo na Transição Energética: Karina Araújo Sousa (Ministério de Minas e Energia), Rosana Santos (Instituto E+), Giovani Vitória Machado (EPE)
  • Oportunidades e Desafios para a Transição Energética: Francisco Gaetani (Ministério da Gestão e Inovação), Natalie Unterstell (Instituto Talanoa), Ricardo Fujii (WWF-Brasil)
  • Fontes Alternativas com Potencial de Exploração no Brasil: Patricia Audi (Unica), Celso Cunha (ABDAN), Eduardo Ávila (Revolusolar)

Cultura e Clima:

  • O Papel da Cultura no Debate Climático: Marcele Oliveira (PerifaLab), Thiago Jesus (People’s Palace Project), Leila Borari (Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós e Amazônia de Pé)

Ministério da Cultura, Museu do Amanhã e Bloomberg apresentam Esquenta COP: Emergência Climática em Pauta

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.