Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros
A Cátedra UNESCO em Bem-Estar Planetário e Antecipação Regenerativa, enquadrada no campo de Alfabetização em Futuros (do inglês, Futures Literacy), é fruto de uma parceria entre o Museu do Amanhã e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Projeto UNESCO em Alfabetização em Futuros, representa um esforço contínuo para engajar e capacitar as pessoas na transformação da governança humana, em direção a modelos mais desejáveis e inclusivos que valorizem a diversidade biológica e cultural. Sendo a primeira Cátedra UNESCO sediada em um museu, ela se destaca por acessar e engajar um público amplo e diversificado. O objetivo central da Cátedra é estabelecer a Alfabetização em Futuros como uma competência essencial do século XXI, promovendo uma compreensão mais profunda sobre o papel do futuro nas ações do presente.
Alfabetização em Futuros
Os Laboratórios de Alfabetização em Futuros são espaços de aprendizado e inteligência coletiva, conduzidos por equipes treinadas. Essas jornadas incentivam a reflexão sobre futuros distantes, promovendo um salto criativo rumo ao desconhecido. Ao imaginar cenários futuros, os participantes são convidados a questionar as suposições e premissas que moldam o imaginário coletivo, influenciadas pelo presente e por contextos históricos, sociais e culturais. Esse processo incentiva uma reflexão sobre as ações no presente e seu impacto coletivo e individual. Ao fortalecer a imaginação, a alfabetização em futuros visa aumentar a capacidade de resposta às mudanças e desenvolver uma perspectiva de responsabilidade, auxiliando na gestão das incertezas em relação ao futuro. Cada laboratório aborda um tema específico e relevante para o contexto do grupo, sendo também um ambiente propício para a integração de equipes e grupos.
Laboratório de Alfabetização em Futuros: Planejamento e Facilitação
Publicações
Até o momento, as publicações da Cátedra integram dois livros, um internacional e um nacional, seis capítulos de livros e sete artigos científicos.
- Natureza: por que a palavra importa para a transição para a sustentabilidade?
- Classificação dos macro-habitats do parque nacional da restinga de Jurubatiba - RJ
- Engaging with Futures at the Museum of Tomorrow in Rio de Janeiro. In: Alford K (ed)
- Encounters with futures: The role of museum in cultivating futures literacy
- Ecologia: do conhecimento sistêmico ao transformador
- Plant intelligence: history and current trends
- Gelatinous fibretracheids as an escape mechanism for the physiological drought phenomenon
- Sonhos de telepatia e ócio
- Plant life vocabulary as metaphors for post-normal planetary challenges
- Photosynthetic adaptations and niching of plants in the tropics: a quarter-century of fieldwork at a variety of physiognomies of the cerrados and atlantic forest of Brazil
- Sustainability dialogues in Brazil: implications for boundary-spanning science and education