GINGA: Oficinas de Arte e Tecnologia | Museu do Amanhã

GINGA: Oficinas de Arte e Tecnologia

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Início: 
quarta, 22 de janeiro de 2025
Término: 
quarta, 22 de janeiro de 2025

GINGA: Oficinas de Arte e Tecnologia é um projeto do Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) que provoca a criatividade e conecta pessoas às temáticas das exposições em cartaz no Museu do Amanhã, alinhadas ao tema curatorial de 2025, “Inteligências Naturais”. Se gingar é tecnologia que move o corpo, a GINGA convida os participantes a explorar movimentos fluidos e criativos, onde o jogar e deixar jogar estimulam a expressão individual e coletiva em um diálogo contínuo com o futuro.

O primeiro ciclo do ano, "Sonhos e Carnaval do Futuro", ocorrerá entre os meses de janeiro e março e mergulha nos temas da exposição Sonhos: História, Ciência e Utopia, em cartaz até o dia 27 de abril, promovendo reflexões sobre desejos e imaginários individuais e coletivos. As oficinas explorarão práticas como coolhunting, ciclos de vida de materiais e inteligência artificial generativa, aproximando os participantes de conceitos como materialização, realidade e as múltiplas inteligências do corpo. Participe e crie futuros ainda inabitados a partir do presente.

 

PROGRAMAÇÃO

quarta-feira, 22 de janeiro

15h - Brasil Profundo: Bate-Bolas Reimaginados

com Rafaela Pinah

Reimagine códigos estéticos e mergulhe no universo dos bate-bolas! Através do conceito "Brasil Profundo", conecte-se à tradição e inovação desse símbolo carnavalesco utilizando glitch art, design especulativo e surrealismo urbano. Os resultados poderão ser apresentados no Museu do Amanhã e na Casa Tok, conectando realidades culturais distintas e potentes.

  • Classificação Indicativa: a partir de 14 anos.
  • Local: Laboratório Maker.
  • Informações sobre acessibilidade: Haverá intérprete de Libras, materiais sensoriais para uma experiência tátil, utilizando elementos que compõem as fantasias dos bate-bolas, além de efeitos sonoros para ambientar a atmosfera da oficina e experiência.

 

Sobre a artista convidada: Rafaela Pinah é diretora de arte, stylist e fundadora do Coolhunter Favela, estúdio de arte e design criado em 2016 que celebra as estéticas periféricas e o Brasil profundo. De Realengo, no Rio, Rafaela colabora com marcas como Farm, Fábula e Kenner e lidera a Um Tok, casa criativa que une galeria de arte, bazar e projetos sociais. Empreendedora social, resgata a autoestima de jovens com ações como a Quarta de Cria, conectando tradição, inovação e resistência em narrativas visuais transformadoras.

EM BREVE MAIS OFICINAS...

GINGA: oficinas de arte e tecnologia é uma atividade do Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), apresentado por Santander Brasil.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.