APRESENTAÇÃO
O Museu do Amanhã, instituição da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), torna público o presente Edital de Seleção para o programa Simbioses — Intercâmbio de Verão 2026, uma ação formativa e experimental que integra o ciclo curatorial anual do Museu.
Inspirado pela complexidade dos ecossistemas naturais, o Simbioses propõe-se como um espaço de imersão criativa e coletiva, dedicado a investigar as interdependências entre arte, ciência, tecnologia e sociedade, com foco em imaginar futuros mais sustentáveis e diversos.
O programa entende o conhecimento como uma rede viva, em que diferentes presenças, práticas e perspectivas se entrelaçam, transformando mutuamente o campo cultural. Ao articular formação teórica, experimentação prática e diálogo público, o Simbioses busca tensionar o papel das instituições culturais como ecossistemas de criação, cuidado e transformação.
Além de seu caráter formativo, o Simbioses reafirma a importância de considerar múltiplas perspectivas e vivências na articulação conceitual proposta pelo Museu do Amanhã. A presença de participantes de diferentes origens, trajetórias e campos de conhecimento é compreendida como elemento essencial para expandir o horizonte curatorial do Museu e aprofundar o diálogo entre saberes acadêmicos, experiências comunitárias e práticas artísticas, promovendo um processo de criação verdadeiramente coletivo e plural.
CONTEXTO
O ciclo curatorial “Sustentabilidade é Convivência”, que orienta a atuação do Museu do Amanhã entre 2025 e 2030, propõe compreender a sustentabilidade não apenas como preservação ambiental, mas como prática relacional, que emerge do encontro entre diferentes saberes, modos de vida e perspectivas culturais.
Para o período 2025–2030, os quatro elementos da natureza — água, fogo, terra e ar — são tomados como matrizes éticas, sociais e simbólicas da vida em comum, inspirando um percurso curatorial que convida o público a refletir sobre as interdependências que sustentam o planeta e nossas formas de coexistir.
O Simbioses 2026 está ancorado no eixo FOGO — transformação, potência e conflito, que marca o segundo capítulo do ciclo. A partir desse eixo, o programa buscará tensionar o papel da energia como força, refletindo sobre a urgência das transformações sociais, tecnológicas e ambientais do presente.
INFORMAÇÕES
Prazo de inscrição: 24 nov - 10 dez
Edital
Edital de seleção 2026 - Simbioses.pdf
Guia Programático
Guia Programático 2026 - Simbioses.pdf