Cidades do Amanhã – A construção é agora | Museu do Amanhã

quinta, 10 de novembro de 2016
quinta, 10 de novembro de 2016
qui 15h30-17h

As cidades devem receber mais de 2 bilhões de pessoas até 2050, quando a maioria da população mundial viverá em solo urbano. Se hoje elas já causam um grande impacto no planeta - consumindo mais de 60% da energia produzida, emitindo mais de 70% dos gases de efeito estufa e produzindo mais de 70% do lixo -, o futuro das cidades será decisivo para o futuro do planeta e da humanidade.

Para discutir os desafios urbanos atuais e as soluções apresentadas na Nova Agenda Urbana, recém-lançada pela ONU, o Observatório do Amanhã realiza palestra conjunta com Elkin Velasquez, diretor do escritório regional da ONU-Habitat para América Latina e o Caribe, e Cristina Mendonça, assessora da presidência da C40 e diretora do escritório da C40 no Rio. O encontro acontece em 10 de novembro, às 15h30m, no Observatório.

Inscreva-se gratuitamente no final desta página

A nova agenda urbana foi definida no fim de outubro durante a conferência Habitat 3, no Equador, e passa a ser um plano compartilhado entre governos, organizações, empresários e a sociedade para tornarmos as cidades mais sustentáveis e inclusivas.

Além da expertise no assunto, a escolha dos dois palestrantes tem a ver com o fato de que, até 2050, o crescimento urbano irá se concentrar em países em desenvolvimento na América Latina, África e Ásia. É nesses países que estão a maior parte das megacidades - aquelas com mais de 10 milhões de habitantes - e a tendência é que outras surjam nas próximas décadas.

A ONU-Habitat é a agência da Nações Unidas dedicada à promoção de cidades social e ambientalmente sustentáveis. Já a C40 é uma rede de megacidades do mundo que se comprometeram a combater as alterações climáticas.