Diário de Bordo Entre Museus: Abril | Museu do Amanhã

Diário de Bordo Entre Museus: Abril

Destaques
CCBB / Foto: Guilherme Leporace
CCBB / Foto: Guilherme Leporace
CCBB / Foto: Guilherme Leporace
CCBB / Foto: Guilherme Leporace

Em abril, o projeto Entre Museus levou alunos e professores da escola Estadual Benjamin Constant para visitar o Centro Cultural Banco do Brasil, além de uma visita mediada no Museu do Amanhã. Durante a atividade, estiveram historiadores e as equipes dos dois centros culturais.

CCBB
 
O CCBB Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB Rio de Janeiro transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do País. É a instituição cultural mais visitada do Brasil e a 20º no mundo, de acordo com o ranking publicado em abril de 2015 pelo The Art Newspaper (Inglaterra).

Polo cultural e artístico, o local realiza exposições, peças de teatro, shows, mostras de cinema, oficinas.

 
 
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.