Diário de Bordo Entre Museus: Setembro | Museu do Amanhã

Diário de Bordo Entre Museus: Setembro

Destaques
Entre Museus / Foto: Guilherme Leporace

Em setembro, o projeto Entre Museus levou alunos e professores da escola Vicente Licínio Cardoso para visitar o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, além de uma visita mediada no Museu do Amanhã. Durante a atividade, estiveram historiadores, voluntários da ENGIE e equipes dos dois centros culturais.

INSTITUTO DE PESQUISA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS
 

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora.

As ações continuadas de investigações arqueológicas e pesquisas, manutenção do acervo e atividades educativas realizadas pelo IPN, geram conhecimento que promovem a reflexão sobre a escravidão e suas seqüelas para os princípios de igualdade racial no Brasil.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.