Fabrique sem moderação | Museu do Amanhã

Fabrique sem moderação

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã

Free Beer é um trocadilho que não significa cerveja grátis, mas sim “livre” como em “liberdade de expressão”. O nome brinca com uma frase bem conhecida do ativista norte-americano Richard Matthew Stallman: “Software livre é uma questão de liberdade, não de preço.”

A Free Beer é baseada na tradição da Ale, mas com guaraná adicionado à fórmula, para um impulso de energia natural. A cerveja já foi fabricada em cidades como São Paulo, Taipei (Taiwan), Los Angeles (EUA), Munique (Alemanha), Lausanne (Suíça) e Auckland (Nova Zelândia). Agora ela chega à sua versão 6.0, produzida no Rio de Janeiro pela Cervejaria Allegra - e está à venda no café do Museu do Amanhã.

Essa cerveja de código aberto foi concebida em 2004 pelo coletivo Superflex em parceria com estudantes da Universidade de Copenhagen e publicada sob licença Creative Commons (Attribution-ShareAlike 2.5). A licença permite que qualquer pessoa use a receita ou crie novos produtos a partir dela para fabricar sua própria cerveja livre.

A licença permite também que qualquer pessoa possa modificar o design e os aspectos visuais da Free Beer. É permitido inclusive ganhar dinheiro com a fabricação da Free Beer, ou sua versão dela. A única condição é que as modificações e melhorias na fórmula e na identidade visual sejam também distribuídas com a mesma licença aberta e crédito seja dado ao trabalho original.

Para obter a receita, os elementos visuais e emais informações sobre a Free Beer, acesse www.freebeer.org

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.