Ondas gravitacionais | Museu do Amanhã

Ondas gravitacionais

Observatório do Amanhã
Representação de ondas gravitacionais no espaço / LIGO
Início: 
quarta, 17 de fevereiro de 2016 17:30
Término: 
quarta, 17 de fevereiro de 2016 18:30

A ciência comemora a descoberta ocorrida semana passada sobre o funcionamento das ondas gravitacionais. Os cientistas do Ligo (Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser, na sigla em inglês), responsáveis pelo feito, já são cotados para o Prêmio Nobel de Física.

Em todo o mundo, talvez apenas uma pessoa não se surpreendesse tanto com a novidade: Albert Einstein, que, ainda no ano 1915, previu o fenômeno. Mas, afinal, o que são estas ondas e por que elas demoraram cem anos para serem descobertas? Qual a sua importância para a Ciência? Que impactos a comprovação da existência de ondas gravitacionais traz para o futuro da pesquisa espacial?

Para responder a todas essas questões, o Museu do Amanhã apresenta a palestra “Ondas gravitacionais: uma nova janela para o Universo”, com o cosmólogo Martin Makler, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e especialista na Teoria da Relatividade Geral, de Einstein.

A palestra acontece nesta quarta-feira (17) às 17h30, no Observatório do Amanhã. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo formulário on-line.  A inscrição na palestra não dá direito à visitação do Museu do Amanhã. A entrada no prédio ocorre pela porta lateral. 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.