Seminário Mauá 360 | Museu do Amanhã

Seminário Mauá 360

Destaques
Estátua do Barão de Mauá, no centro da Praça / Foto: Cesar Barreto - Museu do Amanhã
Início: 
terça-feira, 15 de março de 2016
Término: 
terça-feira, 15 de março de 2016
Local:
Auditório do Museu do Amanhã
Horário:
ter 15h-19h

O Museu do Amanhã convidou o público para uma viagem à história do Rio a partir do seu Porto e reuniu historiadores, escritores, arquitetos e urbanistas para uma série de palestras sobre a região.

O evento, mediado pela gerente de Relações Comunitárias do Museu, Laura Taves, foi a aula inaugural do projeto "Mauá 360", que realizou 8 encontros com jovens moradores da região e de educadores do Museu do Amanhã. Um dos encontros se deu no Museu Histórico Nacional, e também em visita guiada pela região.

Na ocasião, recebemos os palestrantes abaixo.

Abertura
Luiz Alberto Oliveira, curador-geral do Museu do Amanhã
Alberto Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP)

Aspectos gerais da história da região e da atividade portuária do Rio de Janeiro antes de 1910
Paulo Knauss, historiador, diretor do Museu Histórico Nacional, professor do departamento de história da Universidade Federal Fluminense.

Porto do Rio, uma tradição em transformação
Guto Nobre, roteirista e diretor, realiza caminhadas pelo centro histórico do Rio como parte do projeto “O Rio passa por Aqui”, que há 10 anos trabalha pelo resgate patrimonial da zona portuária.

Saberes da Diáspora do Porto
Luiz Antonio Simas, escritor, historiador, colunista do jornal "O Dia" e professor. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolve o projeto "Ágoras Cariocas".

Porto do Rio de Janeiro - Construindo a Modernidade
Augusto Ivan, arquiteto e urbanista, assessor especial da Presidência da Empresa Olímpica Municipal. Publicou, junto com a arquiteta e urbanista Nina Rabha, o livro "Porto do Rio de Janeiro - Construindo a Modernidade", em 2004.

Encerramento: Laura Taves, Gerente de Relações Comunitárias do Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.