Bicicleta & Inclusão Social | Museu do Amanhã

Bicicleta & Inclusão Social

Início: 
terça-feira, 10 de setembro de 2019
Término: 
terça-feira, 10 de setembro de 2019
Evento principal: 
Local:
Terreiro de Curiosidades
Horário:
ter 16h-18h

Qual é o futuro da mobilidade nas grandes cidades? Haverá uma maior mobilidade nas próximas décadas? Quais serão as alternativas possíveis? O primeiro  Bicicleta e Inclusão Social terá a participação de Clarisse Linke diretora executiva do ITDP Brasil, que falará sobre suas experiências em Moçambique e Namíbia e as formas de pensar a mobilidade, e Andressa Dias do Pedala Queimados, que nos apresentará o que vem sendo feito em Queimados, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

Convidadas

Clarisse Linke é mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), onde recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize” em 2005. Trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. Durante o período de 2006-2011, ela fez parte do corpo de diretores da Bicycling Empowerment Network Namibia (BEN Namibia), onde foi uma das responsáveis pela expansão das atividades da organização, se tornando a maior rede de distribuição de bicicletas integrada à implementação de empreendimentos sociais na África sub-Saariana. Em 2010, foi premiada pela Ashoka no Desafio “Mulheres, Ferramentas e Tecnologia” pelo trabalho realizado na Namíbia com mulheres. Entre 2016-18, Clarisse lecionou “Gestão das Entidades do Terceiro Setor: Aspectos Estratégicos e Mercadológicos” no Laboratório Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Instituto de Economia da UFRJ. Entre 2017-2019, foi parte do Conselho de Diretores da Rede de Transporte de Baixo Carbono (SLoCaT). Ela se juntou ao ITDP Brasil em 2012 e atua como Diretora Executiva do escritório no Brasil. Em 2019, foi reconhecida como “Remarkable Women in Transport” pela Iniciativa Transformadora de Mobilidade Urbana (TUMI). 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.