Neurônios dançantes | Museu do Amanhã

Educativo
sexta, 07 de junho de 2019
sexta, 07 de junho de 2019

Neurônios dançantes é uma “ópera rock científica” em três atos. Emmanuel Bigand e o quarteto The Rolling String Quartet propõem uma experiência musical que nos faz sentir e entender os efeitos da música no cérebro transpondo uma mesma música em várias melodias. Organizado pela CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Cientifica francês) e com apoio do Instituto Francês do Brasil a apresentação é voltada para diferentes públicos.

Com o objetivo de promover uma experiência científica acessível, proporcionando alguns benefícios da música de uma maneira divertida. A música e o entretenimento desempenham um papel importante na apresentação, sem um compromisso científico rigoroso.

Como em uma ópera, todos nossos sentidos são estimulados: pela música (Rolling String Quartet), as narrativas (explicações de Emmanuel Bigand) e vídeos ou ilustrações transmitidas numa tela. O quarteto (de formação clássica com 2 violinos, uma viola e um violoncelo) toca todos os estilos musicais, revisitando os maiores hits do repertorio Rock Pop dos anos 60 até hoje em dia, para fazer suas demonstrações. Essa originalidade estilística procura um prazer musical sempre renovado, tanto do prazer de entender “como isso funciona” quanto de descobrir por que nosso cérebro é sensível a isso. O público não fica para trás também, porque as vezes é chamado a participar. Quando a ciência e a música combinam seus efeitos, vão ver que o cérebro faz “swingar” seus neurônios.

07 de junho:

• 11h: Concerto Conferência
  • 14h30: Workshop para crianças

Swinging the Brain é um evento em parceria com o Museu do Amanhã e organizado pelo CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Cientifica francês), com o apoio do Instituto Francês do Brasil. O CNRS, com suas atividades de alcance mundial, está festejando este ano seu 80° aniversário e deseja divulgar nesta ocasião a contribuição das ciências para que "o conhecimento possa ajudar a construir novos mundos."