Dia das Mães | Museu do Amanhã

Dia das Mães no Museu do Amanhã - Roda de conversa sobre Parto Humanizado

Educativo
Foto de uma flor branca com a grama ao fundo com o selo de "Acessível em Libras"
Início: 
quinta, 10 de maio de 2018
Término: 
quinta, 10 de maio de 2018
Local:
Terreiro de Curiosidades
Horário:
qui 15h-17h

O que é parto humanizado? Como tornar o parto mais humano? Em celebração ao Dia das Mães, convidamos todos para a Roda de conversa sobre Parto Humanizado para refletirmos sobre como a ciência e os saberes relacionados ao momento do parto têm sido difundidos e quais alternativas existem para as mães que desejam ter um parto o mais natural possível. O evento acontece no dia 10 de maio, das 15h às 17h, no nosso Terreiro de Curiosidades

Abrimos o debate como uma forma de apoiar as mães em um momento de transição e uma nova fase que se inicia com a chegada de um bebê. Dessa forma, convidamos em especial mulheres grávidas, pais que estejam esperando bebê, mães e pais em geral e pessoas interessadas no tema para compartilharem suas experiências e disseminarem informações sobre as formas de parto.

Para conduzir o debate, nossa roda contará com quatro especilistas:

  • Raquel Spinelli, fisioterapeuta e pós graduanda em Saúde Pública na Fiocruz. Trabalha como educadora perinatal e hoje faz formação de doula. Fundou a ONG Providenciando a Favor da Vida (providenciando.org.br), no Morro da Providência, onde atua com educação perinatal desde 2011 para o público das comunidades da região portuaria do Rio de Janeiro e outros projetos sociais. 
     
  • Sabrina Lage, fisioterapeuta e técnica em Nutrição. É surda e faz formação em doula. Mãe empreendedora fundadora do projeto Mamãe Surda, que visa informar às mães surdas sobre assuntos relacionados à maternidade.
     
  • Bárbara de Paula, doula tendo sua maior atuação como doula voluntária no hospital de Acari. Atua também em prol do acesso ao parto humanizado para famílias LGBT e cuidados pós-parto, como a medicina placentária. Criou uma linha de produtos fitoterápicos de apoio à saúde reprodutiva Ecomadre.
     
  • Jéssica Barbosa, licenciada em dança, atriz, doula e professora de pilates formada também em yoga para gestantes. Começou a sua formação em doula durante a gravidez e experimentou o parto domiciliar no nascimento do seu primeiro filho. 
     

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.