Encontro Mi Mawai
Para celebrarmos a chegada da exposição Amazônia de Sebastião Salgado ao Museu do Amanhã, receberemos nos dias 23 e 24 de julho, sábado e domingo, às 17h, a experiência única proporcionada pelo show Encontro Mi Mawai, com os músicos Isku Kua Yawanawa (voz violão e tambor), Yawakanah Yawanawa (voz violão e tambor), Nina do Pife Mukani (flauta) e Romulo Frazão (flauta e saxofone).
COMPRE SEU INGRESSO PARA VISITAR O MUSEU DO AMANHÃ
Mi Mawai é um selo musical transmídia que desde 2017 atua como uma plataforma de encontros e alianças entre artistas e pesquisadores indígenas e não-indígenas. Seus projetos têm como eixo principal a música, abrangendo atividades como shows, gravações e lançamento de discos, residências artísticas, oficinas e produções audiovisuais como videoclipes e documentários. O propósito é potencializar a representatividade indígena na cena musical através da força transformadora dos encontros e da troca de saberes, visando o aprimoramento musical e a amplificação das vozes desses artistas.
O Encontro Mi Mawai é uma série de shows que reúne músicos da cidade e da floresta para apresentações ao vivo. Um parceria entre a Etnohaus, coletivo de artistas e produtores do Rio de Janeiro, e os Guardiões Huni Kuin RJ, grupo que trabalha na conexão entre a floresta e a cidade, articulando uma teia de apoio global aos povos indígenas desde 2005. Cada encontro é inédito e proporciona experiências únicas.
A curadoria foi pensada com base na própria exposição de Salgado, que fotografou o povo Yawanawa. Conta a história que o povo Yawanawa recebeu o dom do canto e do sopro como um dos poderes no surgimento do mundo. Nas últimas décadas, eles têm inserido instrumentos musicais em seus cantos, principalmente violão e tambores. Desta vez, estarão acompanhados por um duo de flautas, instrumento que harmoniza muito bem com a musicalidade Yawanawa.
A liderança Isku Kua foi convidada a participar do Encontro, trazendo mais 2 músicos Yawanawa para se apresentarem juntos. Isku Kua, filho do cacique Nixiwaka, há muito anos tem apoiado seu pai na administração dos principais assuntos da aldeia. A liderança Isku Kua trará sua filha Yawakanah para se apresentarem juntos. Hoje, ele é cacique da aldeia Nova Esperança, com uma população de cerca de 300 pessoas. Isku representa a geração jovem e já passou pelas mais altas iniciações dentro da tradição Yawanawa. Ele também é um músico talentoso, tendo adaptado vários cantos tradicionais para o violão, e viaja com frequência para a Europa e Estados Unidos para compartilhar a cultura e a espiritualidade de seu povo.
A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis