Os trilhões de seres vivos dentro de nós | Museu do Amanhã

Os trilhões de seres vivos dentro de nós

Exposição Principal
Micro-organismos, tema da palestra do biofísico Henrique Lins de Barros na série 'A Ciência nos bastidores' / Foto: Domínio Público

Nesta terça-feira (26), durante o evento “A Ciência nos Bastidores do Museu do Amanhã”, o biofísico Henrique Lins de Barros transportou o público do Observatório do Amanhã para o mundo dos micro-organismos e contou um pouco sobre os mistérios que envolvem estas criaturas, difíceis de serem vistas pelo olho humano.

Lins de Barros apresentou uma informação “chocante” para o público: segundo ele, cerca de dois quilos da nossa massa corporal são compostos de bactérias e micro-organismos “que estão presentes na pele, na boca, no estômago, em todas as partes”.

- Um corpo saudável abriga trilhões de micro-organismos de até 100 mil espécies. Esses seres trabalham para limpar nosso corpo. Se eles não existirem, simplesmente morremos -  explicou ao público presente no Observatório do Amanhã.

Zoológico de microrganismos

De tamanhos, formatos e movimentos diferentes, estes organismos microscópicos podem ser encontrados em tudo na Terra. Podem ter milhões de anos, mas também podem ter surgido há pouco graças ao impacto humano, como a poluição, sendo prejudiciais para o ambiente.

Questionado se há em desenvolvimento tecnologias que possam utilizar espécies artificiais de micro-organismos para aliviar os estragos feitos pela nossa geração, o biofísico explicou que há ideias que deixaram de ser ficção graças à engenharia genética, mas que ainda precisam ser testadas.

- Na hora em que se começa a trabalhar numa coisa nova, não se sabe aonde vai dar. Pode ser uma coisa boa, mas pode ser uma praga também - afirmou.

Sobre o "Ciência nos bastidores"

A série de palestras "A Ciência nos bastidores" reúne os cientistas que participaram da elaboração da Exposição Principal do Museu do Amanhã em conversas informais com o público. Estudiosos das áreas de Ciências Exatas, Humanas e Biológicas, ligados a universidades do Brasil e do exterior, desvendam aos visitantes os detalhes e desafios envolvidos no planejamento da exposição.

As inscrições para o evento são gratuitas e não dão acesso às exposições do Museu. Os interessados podem se inscrever até cinco horas antes de cada palestra por meio de um formulário on-line, e o número de vagas está sujeito a lotação do espaço. Os encontros vão até 25 de fevereiro, sempre às terças e quintas-feiras, às 17h30.

Veja a lista completa dos palestrantes.