Ondas gravitacionais
A ciência comemora a descoberta ocorrida semana passada sobre o funcionamento das ondas gravitacionais. Os cientistas do Ligo (Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser, na sigla em inglês), responsáveis pelo feito, já são cotados para o Prêmio Nobel de Física.
Em todo o mundo, talvez apenas uma pessoa não se surpreendesse tanto com a novidade: Albert Einstein, que, ainda no ano 1915, previu o fenômeno. Mas, afinal, o que são estas ondas e por que elas demoraram cem anos para serem descobertas? Qual a sua importância para a Ciência? Que impactos a comprovação da existência de ondas gravitacionais traz para o futuro da pesquisa espacial?
Para responder a todas essas questões, o Museu do Amanhã apresenta a palestra “Ondas gravitacionais: uma nova janela para o Universo”, com o cosmólogo Martin Makler, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e especialista na Teoria da Relatividade Geral, de Einstein.
A palestra acontece nesta quarta-feira (17) às 17h30, no Observatório do Amanhã. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo formulário on-line. A inscrição na palestra não dá direito à visitação do Museu do Amanhã. A entrada no prédio ocorre pela porta lateral.