O Banquete - Ubuntu | Museu do Amanhã

O Banquete - Ubuntu

Relações Comunitárias
Banca de acarajé com mulheres vestidas com roupas tradicionais
Início: 
sábado, 24 de junho de 2017
Término: 
sábado, 24 de junho de 2017
Local:
Museu do Amanhã
Horário:
sab 10h-18h

"O Banquete" é uma ocasião para o encontro. 

Uma feira com cardápio variado, que reúne na área externa da entrada principal do Museu do Amanhã: gastronomia, artesanato e diversas ações culturais, conversas de roda, oficinas criativas e muita música, celebrando a riqueza da cultura carioca.

A quarta edição do evento, o Banquete Ubuntu, acontece no dia 24 de junho, das 10h às 18h e abre a semana de atividades Vivências do Tempo - Matriz Africana e se dedica a criar conexões através da comida, dança e manifestações que expressam as culturas de matriz e influência africanas, tendo como objetivo compartilhar para acolher. 

Confira o cardápio e bom apetite!

10h00 às 11h00: Lavagem - Afoxé Filhos de Gandhi
A lavagem surgiu no século XIX, quando as Zeladoras de Santo de Salvador eram discriminadas e não tinham permissão de entrar na Igreja do Bomfim levando os seus iniciados para receberem as bênçãos de Oxalá. Nos dias de hoje, a lavagem se propõe a fazer uma limpeza espiritual do local onde está sendo realizada. O Filhos de Gandhi nasce em 12 de agosto de 1951 como bloco carnavalesco de embalo, para dois anos depois tornar-se Afoxé - palavra africana na língua Yorubá que significa “o enunciado faz acontecer”.  Nasce na região conhecida como "Pequena África" na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, fruto do ajuntamento da negritude dos homens simples do cais, em sua maioria estivadores, alfaiates, cozinheiras, professores, artistas e ogãs de terreiro - onde permanecem até os dias de hoje.

11h00 e 13h00: Ações Educativas: Valores e o Baobá - David Alfredo e Luis Araújo
Duração: 1 hora cada ação.
Árvores são guardiães de tempo e é com o tempo que elas vão ganhando forma. A terra, como corpo, precisa se proteger dos perigos e agressões externas. Folhas caídas no solo são um manto de proteção. Como conectar nossos tempos a partir de valores comuns? Onde se encaixa um museu nessa construção de relação com o tempo. Convidamos o público para, juntos, criarmos um manto protetor para o amanhã que queremos ter.

14h00 às 15h00: Expo Passinho Carioca "Grupo Show" - apresentação e oficinas
Coletivo de meninos e meninas formado nas favelas do Rio de Janeiro apresenta neste showcase, um repertório coreográfico inspirado no genuíno movimento cultural carioca, "O Passinho". Os dançarinos do grupo mantém seu vínculo com os seus bondes* de origem, que representam as suas favelas. É um trabalho de resistência, que encontra na arte uma forma criativa e potente de vida, trabalho e educação para tantos jovens da nossa cidade.
*O Bonde é uma referência aos grupos juvenis da cultura Funk Carioca.

16h00 às 17h30: "Vida ao Jongo", com Grupo Cultural Jongo da Serrinha
Roda de jongo liderada pela querida Tia Maria do Jongo, matriarca do grupo e a Jongueira mais antiga da cidade do Rio com seus 95 anos de idade. O premiado Grupo Cultural Jongo da Serrinha, conta em espetáculo a história do ritmo, que deu origem ao samba - tombado em 2005 pelo IPHAN como primeiro Patrimônio Imaterial do sudeste - O espetáculo é de música e dança, desse ritmo envolvente.

17h45 - Cerimônia do BAOBÁ

As atividades do Banquete acontecem na área externa da entrada principal do Museu do Amanhã e têm participação livre. Não é necessário comprar ingresso para participar.
 
*Em caso de chuva, o evento será transferido para a área interna do Museu
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.