Horta do Amanhã: Autocuidado Verde | Museu do Amanhã

Horta do Amanhã: Autocuidado Verde

Educativo
Início: 
sábado, 20 de fevereiro de 2021
Término: 
sábado, 20 de fevereiro de 2021
Local:
Museu do Amanhã
Horário:
sab 15h20-17h15

Não só o valor da biodiversidade encontrada no território brasileiro é reconhecido mundialmente, mas também todos os saberes e práticas milenares de autocuidado e cura através do uso de plantas que são compartilhadas em uma cultura milenar através de gerações. 

Na atividade Horta do Amanhã: Autocuidado Verde, te convidamos a um resgate desses conhecimentos ancestrais. O encontro acontece presencialmente no Museu do Amanhã, no dia 20 de fevereiro, sábado, às 15h20, e contará com uma roda de conversa seguida de plantio, na nossa Horta do Amanhã, mediados por João Di Sá, pesquisador e herbalista. 

  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS
     

Iremos conversar sobre os princípios fitoterápicos de ervas de origem brasileira, que são acessíveis e, muitas vezes, já inseridas em nossa cultura a partir de conhecimentos empíricos, que podem ser utilizadas como saúde complementar. 

Saberes estes, que contribuíram fortemente com a produção de boa parte dos medicamentos e cosméticos sintéticos que conhecemos hoje, dos quais utilizamos os princípios ativos originados das plantas inseridas em nossas florestas e até em nosso dia-a-dia. 

Durante a atividade, iremos conhecer e identificar as PANCS (Plantas alimentícias não convencionais) como potenciais ervas que podem ser introduzidas no dia a dia das pessoas, beneficiando no bem estar e na saúde. 

Programação

  • 15h20 às 16h: Roda de Conversa sobre uso consciente de plantas medicinais mediada por João Di Sá, criador do Projeto Atinsá - Jardinagem Consciente. 
     
  • 16h às 17h15: Prática de Plantio na Horta do Amanhã com identificação e reconhecimento de outras plantas com potencial fitoterápicos.
 
 
A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da  Organização das Nações Unidas (ONU) que prever 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), clique aqui para saber mais.
 
Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
 

 

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.