20ª Semana Nacional de Museus - O poder dos museus
Em 2022, a Semana Nacional de Museus vai tratar da dualidade existencial dessas instituições: a disrupção e potencialidade social transformadora em suas ações, bem como a capacidade em controlar, manter e impor determinados padrões.
O tema, O poder dos museus, foi escolhido pelo Conselho Internacional dos Museus (Icom) para orientar esta semana do Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
Há duas décadas, essa programação, mobilizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), envolve profissionais e comunidades em prol do compartilhamento de ações para o diálogo com os mais variados públicos desses equipamentos e seus territórios, para fortalecer e visibilizar esses espaços e democratizar seus acessos.
Confira nossa programação especial para a 20ª Semana Nacional de Museus, inspirada por essa proposta.
PROGRAMAÇÃO
TRILHAR OS AMANHÃS
(Esta atividade é patrocinada pela Americanas)
Datas: Terça-feira (17) e sábado (21)
Horários: 11h e 14h
Visita mediada pelos educadores do Museu do Amanhã em nossa exposição de longa duração a fim de investigar com o público o poder dos museus. A atividade tem duração estimada de 1 hora e é oferecida para grupos de até 20 pessoas, sem necessidade de inscrição prévia pelo site, mas é necessário se inscrever presencialmente na bilheteria do Museu com até 30 minutos de antecedência.
CANTOS DE PINDORAMA
Data: De terça a sábado
Horários: 11h e 14h
Esta é uma investigação sobre a formação da língua portuguesa articulada no Brasil. Nossos educadores convidam nossos visitantes a reconhecer as inúmeras contribuições dos idiomas pertencentes à família tupi-guarani e das línguas africanas nas nomeações do território nacional. A atividade visa a refletir como é possível intervir no curso das disputas de poder e ressaltar o universo polifônico do estar e saber sobre Pindorama. Sem necessidade de inscrição prévia.
ENTRE MUSEUS ACESSÍVEIS
(Esta atividade é patrocinada pela Fundação Engie)
Data: Quarta-feira (18)
Horário: 10h ou 14h
Em diálogo com a temática deste ano, bem como reconhecendo a potência do espaço museal na democratização do acesso e circulação da diversidade de público que nos torna sociedade, teremos o lançamento do Entre Museus Acessíveis – um programa de mobilização social e cultural. O Entre Museus Acessíveis convida pessoas com deficiências visual auditiva a ocuparem os museus e a cidade que os rodeia. Ao longo do projeto, grupos – previamente agendados ou inscritos –, poderão visitar o Museu do Amanhã e um museu parceiro – nesta edição, o Museu da República –, além de percorrer de bicicleta o caminho que há entre ambos. Os interessados devem solicitar agendamento dos grupos de no mínimo 15 pessoas através do e-mail visitas@museudoamanha.org.br indicando o horário de preferência (10h ou 14h).