3º Encontro Nacional da ABCMC | Museu do Amanhã

3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência

3º Encontro Nacional da ABCMC

O 3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência acontece entre os dias 10 e 15 de setembro, aqui no Museu do Amanhã. O tema central será Centros e Museus de Ciências nas sociedades em rede, objetivando discutir os desafios que se colocam para estas instituições em função do grande volume de conhecimento produzido e disseminado por diferentes canais e meios de comunicação.

O Encontro reunirá profissionais e pesquisadores de todos os tipos de centros e museus de ciências e da divulgação científica em geral. Além de uma grande troca de resultados de pesquisa e experiências institucionais, serão debatidos temas atuais como o papel dos centros e museus de ciência para o êxito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o papel destes equipamentos nos processos de empoderamento e inclusão social ou como promover a diversidade e o diálogo em períodos de intolerância e de fake news e ataques à ciência e à liberdade de expressão.

O Encontro contará com workshops sobre diversos temas, visitas a outras instituições na região do Rio de Janeiro e momentos de networking. Também está prevista uma discussão sobre as ações para fortalecimento do espaço da América Latina no próximo Science Centre World Summit, em 2020 no México, além de uma celebração especial pelos 200 anos do Museu Nacional – primeiro museu e primeiro museu de ciências do Brasil.

Confira a programação completa e inscreva-se aqui.