Curso-Diálogo Além da Língua: outras linguagens na acessibilidade | Museu do Amanhã

Curso-Diálogo Além da Língua: outras linguagens na acessibilidade.

domingo, 01 de setembro de 2024
segunda, 23 de setembro de 2024
De que forma, diferentes linguagens verbais e não-verbais podem impactar experiências culturais? Seja bem-vindo ao...

Curso-Diálogo
Além da Língua: outras linguagens na acessibilidade.

Em parceria com a Comissão de Acessibilidade do Entre Museus, o Museu do Amanhã tem o prazer de apresentar o Curso-Diálogo: Além da Língua, uma iniciativa pioneira para promover práticas inclusivas na educação museal e combater o capacitismo em instituições culturais.

Objetivo do curso:

capacitar participantes, incluindo pessoas com deficiência e outros interessados, para explorar e refletir sobre novas práticas educacionais inclusivas em espaços museais. Ele visa desafiar normas tradicionais, incentivando um novo olhar sobre a ocupação dos museus e pensar em como diferentes linguagens, tanto verbais quanto não-verbais, podem impactar e influenciar as experiências culturais.

Modalidade e Datas
O minicurso será realizado de forma híbrida (presencial e virtual) em outubro de 2024. A prioridade das vagas será para pessoas com deficiência e trabalhadores da cultura e educação, mas o curso está aberto a todos os interessados por educação museal.  Nos comprometemos, ainda, a uma reserva das vagas para mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAP+ e vizinhos do Museu do Amanhã..

Inscrições de 01 a 23 de setembro

Seleção: 23 a 28 de setembro

ENCONTROS:
1º Encontro:  Sábado, de Outubro das 9h às 12h [Presencial - Museu do Amanhã]
2º Encontro: Quarta-feira, de Outubro das 16h às 18h [Virtual - GoogleMeet]
3º Encontro: Quarta-feira, 16 de Outubro das 16h às 18h [Virtual - GoogleMeet]
4º Encontro: Sábado, 19 de Outubro das 10h às 16h [Presencial - Museu do Amanhã]
5º Encontro:Quarta-feira, 23 de Outubro das 16h às 18h [Virtual - GoogleMeet]
6º Encontro: Sábado, 26 de Outubro das 9h às 12h [Presencial - Museu do Amanhã]

Sobre o projeto:

Em sua segunda edição, o curso faz parte do Programa Entre Museus, uma iniciativa que, desde 2017, promove a mobilização social e cultural, expandindo-se em 2022 para incluir o público com deficiência, trazendo discussões que contribuíram imensamente para a elaboração desse curso-diálogo.

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE:

A. Ter mais de 18 anos
B. Ter concluído o Ensino Médio
C. Residir no estado do Rio de Janeiro
D. Ter acesso à internet e equipamento (notebook, computador, tablet ou celular)
E. Ter disponibilidade para participar de encontros presenciais e virtuais que serão realizados no mês de Outubro de 2024.

Apresentação
O programa é uma iniciativa do Museu do Amanhã, apoiada por Engie Brasil e Fondation Engie.